Quando falamos de sinusite, estamos a referir-nos à inflamação da mucosa dos canais paranasais que pode ser causada por um fungo, bactérias, vírus ou mesmo alergias. Num ambiente saudável e normal, o ar passa pelas narinas sem problemas, mas quando as pessoas sofrem de sinusite, esses canais são bloqueados e sofrem desconforto e, por consequência, têm dificuldade ao respirar.
A humidade agrava a sinusite?
Entre os fatores de risco que podem fazer com que a sinusite se manifeste numa pessoa, é o prévio diagnóstico de rinite alérgica. Como já mencionámos, a rinite alérgica é uma doença que afeta o trato respiratório, que se agrava em ambientes onde a humidade é elevada. Se a sinusite é uma consequência da rinite alérgica, podemos garantir que a humidade agrava a sinusite.
No entanto, se a sinusite aparece por outro motivo, problemas de humidade em casa só a vão piorar. Viver num ambiente como esse, de má qualidade, afetará a saúde de quem vive nessas condições, especialmente aqueles que sofrem de doenças do tipo de rinite alérgica ou sinusite.
Sintomas da sinusite
Existem vários tipos de sinusite: aguda e crônica. Os sintomas são semelhantes em ambos os casos. O mau hálito aparece e perde-se o olfato; começa a tossir muito, especialmente à noite, quando piora; a garganta dói, o nariz está congestionado e geralmente escorre. Dor semelhante à pressão também pode aparecer na parte de atrás dos olhos ou nos dentes. Febre e dor de cabeça severa, bem como fadiga e sensação de mal-estar, completam o quadro.
O que fazer?
Nestes casos, o melhor que podemos fazer é evitar a humidade estrutural em nossa casa. Para pessoas que sofrem de sinusite, ter as principais bactérias e geradores de fungos em casa não facilita nada, pelo contrário, piora a sinusite. Na menor suspeita de poder ter humidade estrutural em casa, é essencial recorrer a profissionais que conhecem as causas desse problema grave e, é claro, como pode ser definitivamente eliminado.