Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Como detetar se tem problemas de humidade em casa?

Inicio / Blog / Como detetar se tem problemas de humidade em casa?
Publicado pela
en Blog

Se em algum momento tivemos uma sensação de frio ao entrar em casa quando a temperatura lá fora é agradável, um cheiro estranho na garagem ou no sótão, ou mesmo o espelho da casa de banho está a embaciar-se com cada vez mais frequência. Estas são algumas das pistas que a nossa casa dá quando a humidade estrutural penetra nas paredes. Mas podemos realmente detetar esses sintomas? E o que é mais preocupante: se não fizermos isso, o que podemos fazer?

 

Humidade em casa - Murprotec

Sintomas

Tal como o nosso corpo, as casas também dão sinais de que algo não está bem. Os primeiros sintomas são bastante leves e podem passar despercebidos ou, em alguns casos, podem parecer “normais”.

Maus odores: Uma combinação de humidade em casa excessiva, falta de circulação de ar e escuridão criam um ambiente ótimo e ideal para os fungos cresçam e transmitam esse mau cheiro característico. Mofo e fungos são a causa do chamado “cheiro a fechado”, pois liberam um gás que se entranha e permanece em tecidos, tapetes, cortinas e móveis. O maior problema é que, uma vez que esse “aroma” penetre de forma prolongada em qualquer objeto da nossa casa, será muito difícil eliminá-lo.

Roupas húmidas: Percebemos este sintoma principalmente nas mudanças sazonais quando chega a altura de guardar as roupas de verão e tirar as roupas de inverno ou vice-versa. Apercebemo-nos que as roupas que passaram uma estação inteira armazenadas numa caixa, não cheiram muito bem e encontram-se um pouco molhadas, mas não deve ser assim. Se a divisão onde está armazenada tiver um ambiente seco, tiraremos as roupas tal e qual como as armazenamos. Caso contrário a nossa casa precisará de ser vista por profissionais de modo a  encontrar a raiz do problema e eliminá-lo definitivamente.

As coisas mudam quando os sinais pioram e começam a ser vistos um pouco mais.

Janelas embaciadas: Esse problema aparece quando há problemas de ventilação numa casa ou quando esta está demasiado isolada do lado de fora que não permite que o vapor de água saia normalmente.

Pequenas manchas pretas nos cantos do teto: Esse problema também pode ser uma consequência do isolamento excessivo da carcaça e da falta de ventilação. Essas pequenas manchas podem aumentar de tamanho e gerar mofo e fungos que eventualmente se tornarão prejudiciais à saúde quando inalados.

–  Tinta a lascar: Quando a humidade estrutural já penetrou as paredes e precisa de sair, uma das formas de se manifestar é lascar a tinta.

A solução

Ao primeiro sinal de humidade estrutural em sua casa, é importante procurar profissionais do setor que possam detetar por meio de um diagnóstico detalhado qual o tipo de humidade que se trata e onde está o seu foco. Desta forma, o melhor tratamento pode ser posto em prática para eliminar definitivamente os problemas e as consequências que essas patologias podem causar à saúde dos habitantes das casas afetadas.

Entradas relacionadas