Chamada gratuita - das 08h00 às 22h00

De que forma pode o gás radão entrar na minha casa?

Através do solo e dos materiais de construção das paredes. O gás radão está presente em muitas casas portuguesas, especialmente nas caves e nos pisos térreos, embora não tenhamos consciência disso.

Embora esteja presente em muitos locais com solos graníticos, as zonas de maior concentração deste elemento perigoso em Portugal são, principalmente na zona norte, noutras zonas centrais como Portalegre, Castelo Branca, Portalegre e também na zona sul como Faro.

A Murprotec dispõe de uma Central de Tratamento de Ar, a única tecnologia aprovada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol para a eliminação do gás radão. Consulte o mapa de suscetibilidade ao radão em Portugal do Conselho de Segurança Nuclear para conhecer a situação do seu município ou localidade

Mapa-Suscetibilidade-gas-radao

O que é o gás radão?

O gás radão é um gás radioativo de origem natural. Tende a permanecer no interior de edifícios como casas, locais de trabalho e escolas.

Por que motivo o gás radão se acumula no interior das casas?

O radão forma-se através da decomposição radioativa natural do urânio. Está presente nos nossos ecossistemas, nos solos e nas rochas, principalmente no granito, embora também possa ser encontrado na água. O radão emerge do solo e mistura-se com as partículas do ar. Em seguida, decompõe-se no ar e emite partículas radioativas. Este dilui-se rapidamente no ambiente devido à sua reduzida concentração e não constitui uma ameaça para a saúde, mas a realidade em espaços fechados não é a mesma.

Nos espaços fechados, as concentrações de radão são mais elevadas, especialmente em minas, grutas e estações de tratamento de águas residuais. Nos edifícios (casas, escolas, escritórios) as concentrações são mais baixas, embora possam variar entre <10 Bq/m3 e até mais de 10 000 Bq/m3.

O radão nos espaços interiores surge através de fendas nos pavimentos, pavimentos com paredes, espaços perto de tubos ou cabos, fendas em paredes de betão, ralos e esgotos.

Assim, o radão atinge concentrações mais elevadas em adegas, caves e áreas habitacionais em contacto direto com o solo. Este também pode surgir no interior das casas devido às emissões dos materiais de construção, quer devido à concentração de rádio no material e à emissão de radão, quer devido à porosidade dos materiais, superfícies e paredes.

A concentração de radão nas casas depende de vários parâmetros e, segundo a OMS, varia em função de três fatores:

  • A quantidade de urânio contida na rocha e no substrato na área onde a casa está localizada.
  • Métodos de entrada do radão nas casas.
  • Taxa de intercâmbio entre o ar interior e o ar exterior, ou seja, a renovação do ar interior. Esta depende sobretudo do sistema de ventilação do edifício e da sua estanquidade.

Elimine o gás radão pela raiz e de vez com a Murprotec

A Murprotec e o CSIC concluem com sucesso um estudo sobre o controlo dos níveis de radão graças à sua Central de Tratamento de Ar.

O radão é um perigo real, uma vez que este gás entra nas casas, tal como a humidade, através de materiais de construção porosos e de má qualidade, sendo a água o seu veículo perfeito.

O radão pode aparecer nos nossos pavimentos, garagens e caves, tornando-se assim num problema muito grave.

 

logo-csic

Efetivamente, muitos dos edifícios já alojam indesejadamente este gás perigoso. Uma vez que se infiltra na nossa casa através de materiais porosos, está frequentemente relacionado com problemas de humidade.

A Murprotec e o CSIC concluem com sucesso um estudo sobre o controlo dos níveis de radão graças à sua Central de Tratamento de Ar. A investigação analisou três edifícios reais com características e volumes diferentes e os resultados obtidos demonstraram a eficácia da CTA.

“A Murprotec é a única empresa certificada pelo CSIC relativamente à qualidade do ar e ao gás radão”

Murprotec na imprensa

A importância da qualidade do ar na sua casa na redução do impacto do gás radão.

Na Murprotec, em colaboração com o CSIC, concluímos com sucesso um estudo de campo sobre o controlo dos níveis de gás radão, um gás radioativo e cancerígeno, através da nossa Central de Tratamento de Ar, “CTA-Murprotec“, obtendo excelentes resultados.

Como não é fácil detetá-lo na nossa casa, o melhor a fazer é tomar medidas preventivas e evitar as fontes que possam fazer chegar o radão à nossa casa.

Adote as medidas adequadas sob a forma de tratamentos personalizados para cada caso e, se suspeitar que pode ter um problema de humidade, antecipe-se e solicite um diagnóstico da sua casa.

Com a CTA da Murprotec, é possível manter a qualidade do ar da sua casa e evitar os efeitos nocivos do gás radão.

“Vivo numa zona onde os níveis de gás radão são muito elevados e tinha medo de sofrer as consequências graves de o respirar todos os dias. Procurei informar-me acerca do perigo que corria através das medições efetuadas pela Murprotec.

A CTA provou ser a solução mais eficaz para manter uma ótima qualidade do ar na minha casa e prevenir o aparecimento do gás radão. Tomei a decisão certa!”

Beatriz F. L. Madrid
Cliente da Murprotec desde 2017

“Pensamos sempre que nunca acontecerá connosco até que a nossa saúde seja afetada. O gás radão é tão “silencioso” que nunca pensei que uma máquina como a central de tratamento de ar pudesse eliminar este grande problema.

A transformação do nosso ambiente doméstico foi muito rápida. Estamos muito satisfeitos e mais descansados ao saber que estamos a prevenir o aparecimento do gás radão”

Raúl M. V. Vigo
Cliente da Murprotec desde 2009

Perguntas frequentes

Quais são os melhores tratamentos anti-humidade?

Existem três tipos de tratamento para os três tipos de humidade, embora possam verificar-se diferentes tipos de humidade em simultâneo que exijam tratamentos combinados. Todos os tratamentos foram testados cientificamente e garantem os resultados desejados.

Quais são os problemas de humidade mais frequentes?

Existem três tipos de humidade recorrente: as provocadas por capilaridade, por infiltrações laterais e por condensação. Se, na sua casa, se verificarem os fatores que causam estes tipos de humidade, é possível que surjam vários em simultâneo.

Solicite o seu orçamento de forma gratuita e sem compromisso

Ao cuidar da sua casa, poupará nas despesas.

A MURPROTEC oferece até 30 anos de garantia por escrito.

satisfacao-garantida-30ano-garantia

lembre-se:

  • É totalmente gratuito.
  • Sem nenhum compromisso da sua parte.
  • Todos os nossos tratamentos possuem uma garantia de até 30 anos.

Tratamentos certificados por

Os tratamentos anti-humidade MURPROTEC são certificados pelos principais organismos profissionais do mercado.

 Falar agora?