A humidade no teto
Humidade no teto: um perigo sobre a sua cabeça
Humidade no teto
Embora o teto aparente ser uma área de difícil acesso para a água e, portanto, para a humidade, a realidade é outra.
Qualquer brecha serve para a água se infiltrar. Um problema na canalização, a impermeabilização inadequada do telhado, um problema com o esgoto ou uma má ventilação são suficientes para que o telhado receba toda a água de que a humidade necessita.
A humidade no teto pode tornar-se num problema grave se não forem tomadas as devidas medidas rapidamente. Pequenas falhas de tinta podem transformar-se em ferrugem, manchas ou bolor que, para além de não contribuírem para a beleza da superfície, podem danificar os materiais de proteção do edifício.
Por este motivo, é necessário recorrer a um especialista ao primeiro sintoma de humidade, de modo a que este possa diagnosticar a causa e resolver o problema. A Murprotec é especialista na matéria e conta com mais de 30 anos de experiência que comprovam a eficácia do seu trabalho.
É igualmente necessário saber de que material é feito o teto para tomar a decisão correta.
Se for estuque, o vapor penetrará mais facilmente porque é um material poroso. O sintoma mais evidente de que o teto está danificado é quando este parece inchado.
A madeira é um bom material para os tetos porque absorve bem a humidade, mas se os níveis de humidade forem superiores a 20%, pode apodrecer e causar problemas graves.
Os tetos feitos de fibras de celulose têm um aspeto semelhante ao da madeira, apesar de o material poder falhar devido a elevadas concentrações de condensação.
Se o nosso telhado fosse feito de cimento, observaríamos o descolamento da tinta e manchas escuras de bolor.
Os problemas com a integridade dos tetos são bastante sérios, pelo que não deve deixar passar a oportunidade de solicitar um diagnóstico gratuito à MURPROTEC para que não tenha de se preocupar com mais nada.
Humidade nos cantos
Na maioria das vezes, as manchas de humidade que aparecem nos cantos da casa devem-se a problemas de condensação.
A má ventilação, as atividades domésticas diárias ou as mudanças repentinas de temperatura (bastante comuns, por exemplo, no outono) são mais do que suficientes para provocar problemas de humidade incómodos.
Os fungos e o bolor são indissociáveis deste tipo de humidade. Além disso, importa referir que os esporos que estes libertam são os responsáveis pelo agravamento dos problemas respiratórios.
Humidade proveniente do interior
Uma família de quatro pessoas pode gerar nove litros de água por dia na forma de vapor.
Nem toda a água tem origem no exterior, na chuva ou em problemas no sistema de canalização. As nossas próprias atividades geram vapor de água que, se não for devidamente eliminado, pode levar ao aparecimento de humidade no interior.
A eliminação de um problema de humidade por condensação não é tão simples como alguns produtos vendidos como milagrosos dizem ser. Um problema de isolamento ou de ventilação inadequada só pode ser resolvido com a ajuda de profissionais como a MURPROTEC.
Principais causas da humidade no teto
O aparecimento de humidade nos tetos das casas é um fenómeno muito comum. Este problema não é criado por ninguém em concreto, aliás, na maior parte das vezes deve-se a fatores completamente fora do nosso controlo.
No entanto, é necessário conhecer as causas das manchas ou do apodrecimento dos nossos tetos para compreender melhor os problemas existentes e evitar que se repitam.
Eis uma lista dos principais fatores que podem afetar o teto da sua casa.
Fendas no teto
As pequenas fendas permitem que a água se infiltre e corroa gradualmente o material, causando mais danos. A humidade pode, por vezes, ser difícil de detetar antes do aparecimento dos sintomas mais evidentes, pelo que deve estar atento e agir perante o mínimo sinal.
Tubos partidos
Ao longo das nossas paredes e tetos existem tubos que transportam água por toda a casa. Se um deles se partir, por mais pequeno que seja, causará certamente uma zona húmida.
Condensação
Por vezes, se a nossa casa estiver mal ventilada ou exposta a condições propícias à humidade, é provável que os tetos sejam afetados. Naturalmente, a condensação é uma das causas da deterioração dos tetos. O ar retido no espaço pode transformar-se em vapor e corroer o teto ou as paredes da casa.
Felizmente, esta é também a causa mais fácil de resolver. Na Murprotec, aplicamos uma solução através de uma máquina CTA que oferece excelentes resultados a um preço imbatível.
Falhas na impermeabilização
Nalguns casos, os materiais utilizados na construção das casas podem ser de má qualidade, ou o edifício pode não ter sido construído de acordo com os métodos de trabalho corretos e apresentar falhas substanciais. Por conseguinte, a estrutura destas será menos resistente à água ou ao vapor do que uma casa com melhores materiais ou uma construção mais cuidada.
Perguntas frequentes
Quais são os melhores tratamentos anti-humidade?
Existem três tipos de tratamento para os três tipos de humidade, embora possam verificar-se diferentes tipos de humidade em simultâneo que exijam tratamentos combinados. Todos os tratamentos foram testados cientificamente e garantem os resultados desejados.
Quais são os problemas de humidade mais frequentes?
Existem três tipos de humidade recorrente: as provocadas por capilaridade, por infiltrações laterais e por condensação. Se, na sua casa, se verificarem os fatores que causam estes tipos de humidade, é possível que surjam vários em simultâneo.
Solicite o seu orçamento de forma gratuita e sem compromisso
Ao cuidar da sua casa, poupará nas despesas.
A MURPROTEC oferece até 30 anos de garantia por escrito.
E lembre-se:
- É totalmente gratuito.
- Sem nenhum compromisso da sua parte.
- Todos os nossos tratamentos possuem uma garantia de até 30 anos.
Tratamentos certificados por
Os tratamentos anti-humidade MURPROTEC são certificados pelos principais organismos profissionais do mercado.