Não deixe que a humidade destrua as suas paredes e combata já a capilaridade
As paredes dos edifícios e casas têm uma elevada capacidade de absorção, que varia consoante a permeabilidade e a porosidade da sua estrutura. Quando a água do subsolo ascende e entra em contacto com as paredes, infiltra-se como se se tratasse de uma esponja.
No caso das subidas capilares, são os materiais em contacto com o solo húmido ou com a água subterrânea que permitem que esta suba através deles, podendo atingir uma altura de um metro e meio.
Juntamente com a água, ascendem também os sais higroscópicos, que se evaporam e impregnam as paredes ao mesmo tempo. Além disso, quando a parede já não conseguir armazenar água, começam a aparecer manchas negras e outros problemas causados pelo excesso de humidade.
Sintomas a detetar
Eis alguns sinais de humidade por capilaridade:
- Salitre e bolor nas paredes.
- Queda de tintas e revestimentos.
- Maior consumo de aquecimento, devido à humidade.
- Problemas com a sua instalação elétrica.
- Alicerces e paredes enfraquecidas, o que implica um grave risco de instabilidade.
- Desconforto: calafrios, lençóis e roupas húmidas…
Solicite um diagnóstico gratuito
Um dos nossos técnicos deslocar-se-á à sua residência, edifício ou estabelecimento comercial e procederá a um diagnóstico completo, gratuito e sem compromisso.
Qual a origem da humidade por capilaridade?
O solo sobre o qual é construído determinado edifício contém água e a quantidade de água depende do tipo de solo e da época do ano. Assim, nos meses mais chuvosos, a presença de água será maior e a probabilidade de ocorrência de humidade por capilaridade aumentará.
A água proveniente do subsolo contém substâncias salinas (minerais, sulfatos e cloretos) que a acompanham aquando da sua ascensão através dos materiais.
Se o material de construção for suficientemente poroso e não dispuser de um isolamento adequado, a água conseguirá ascender e atravessar os alicerces, aparecendo no interior das casas sob a forma de manchas ou de descolamento dos revestimentos.
Como já mencionámos, este tipo de água apenas atinge uma determinada altura, dependendo sempre da porosidade da parede e da humidade presente. Por este motivo, os problemas de humidade causados pela capilaridade são comuns em pisos térreos e caves.
Qual o impacto da humidade por capilaridade na saúde?
- Os problemas respiratórios, como a tosse ou a asma, e algumas doenças graves, como a pneumonia ou a bronquite, estão fortemente relacionados com o excesso de humidade.
- A humidade por capilaridade é muito difícil de detetar atempadamente, o que pode agravar o estado de saúde da sua família e fazer com que problemas ligeiros se tornem graves ou crónicos.
- O excesso de humidade provocado pela capilaridade e a utilização de métodos ineficazes podem prejudicar a salubridade da sua casa e ter consequências graves.
Como posso eliminar definitivamente os problemas de humidade por capilaridade?
As manchas ou a tinta a descascar na parede podem não parecer graves à primeira vista, mas:
E se lhe dissermos que a integridade estrutural da sua casa está em perigo?
A capilaridade permite que a água atinja as estruturas e comprometa seriamente a sua integridade. Se, nestes casos, não dispusermos de um sistema que impeça a ascensão da água, poderemos ser confrontados com um problema de difícil resolução.
Perante este problema, de nada servem as tintas especiais e os pequenos adesivos cosméticos, pois não resolvem o verdadeiro problema pela raiz.
Através da análise do material de construção e da determinação de um tratamento que impeça a água de voltar a ascender, os nossos especialistas podem garantir que a segurança da sua casa e da sua família não é posta em risco.
A identificação da origem da humidade por capilaridade é a única forma de resolver definitivamente o problema.
Como posso detetar a existência de humidade por capilaridade na minha casa?
Não é fácil identificar a presença de humidade por capilaridade. Aconselhamo-lo a recorrer a profissionais para que analisem a sua casa e encontrem a origem do problema.
Contudo, existem alguns sintomas que poderão ajudar a detetar este tipo de humidade, dependendo do material de construção da sua casa.
Descolamento da tinta
Quando as paredes não conseguem absorver mais água, a tinta tem apenas uma opção: cair.
Se verificar que a tinta está a descolar-se da parede a uma determinada altura, é possível que haja um problema de capilaridade.
Salitre nas paredes
A água, quando alcança o exterior, acaba por se evaporar, deixando algumas manchas brancas.
Estas podem ser um sinal de que o salitre está a danificar as suas paredes. Este é um dos problemas mais comuns.
Paredes húmidas
A presença de manchas nas paredes, nas zonas mais baixas, de danos nos rodapés ou de cheiro a mofo nestes locais poderá significar que existe um problema de humidade por capilaridade.
Outros elementos afetados
Se constatar que não tem eletricidade ou que um aparelho não está a funcionar corretamente numa determinada tomada, contacte-nos. A humidade por capilaridade também pode afetar os interruptores, tomadas e cabos.
As vantagens do sistema Murprotec
Melhora o ambiente da sua casa e a saúde dos seus habitantes
Elimina os componentes do ar que provocam alergias e purifica o ambiente, criando um espaço seguro e livre da propagação de vírus e bactérias.
Melhora o estado da sua casa ou do seu estabelecimento comercial
Elimina as manchas de bolor das paredes, elimina os vapores, seca as janelas e elimina o excesso de humidade do ambiente.
Poupa-lhe tempo e dinheiro
Esta solução permite-lhe poupar significativamente nas despesas de aquecimento, reduzindo as correntes de ar frio e as diferenças de temperatura no interior da sua casa ou estabelecimento.
Perguntas frequentes
Quais são os melhores tratamentos anti-humidade?
Existem três tipos de tratamento para os três tipos de humidade, embora possam verificar-se diferentes tipos de humidade em simultâneo que exijam tratamentos combinados. Todos os tratamentos foram testados cientificamente e garantem os resultados desejados.
Quais são os problemas de humidade mais frequentes?
Existem três tipos de humidade recorrente: as provocadas por capilaridade, por infiltrações laterais e por condensação. Se, na sua casa, se verificarem os fatores que causam estes tipos de humidade, é possível que surjam vários em simultâneo.
Solicite o seu orçamento de forma gratuita e sem compromisso
Ao cuidar da sua casa, poupará nas despesas.
A MURPROTEC oferece até 30 anos de garantia por escrito.
E lembre-se:
- É totalmente gratuito.
- Sem nenhum compromisso da sua parte.
- Todos os nossos tratamentos possuem uma garantia de até 30 anos.
Tratamentos certificados por
Os tratamentos anti-humidade MURPROTEC são certificados pelos principais organismos profissionais do mercado.