Chamada gratuita - das 08h00 às 22h00

Tipos de humidade

A origem da humidade

O diagnóstico correto do tipo de humidade presente na sua casa é o primeiro passo para encontrar a solução.
A humidade pode ser provocada pela condensação (humidade ambiente), capilaridade (humidade ascendente) ou infiltrações laterais (caves, adegas, casas construídas em semicaves, garagens, etc.).
 
A MURPROTEC oferece soluções para os diferentes tipos de humidade nas paredes de forma definitiva e garantida. Os nossos especialistas irão ajudá-lo, gratuitamente e sem compromisso, a identificar quais os tipos de humidade que afetam as paredes e tetos da sua casa, indicando a solução mais adequada em cada caso para eliminá-los definitivamente.
tipos-humedades-condensacion

Humidade por condensação

As atividades diárias (tomar banho, cozinhar, utilizar máquinas de lavar e secar roupa, etc.) e a falta de ventilação nas casas provocam fenómenos de condensação. Estas causam o aparecimento de manchas de bolor nas paredes ou nos tetos que podem inclusive originar problemas de saúde.

Normalmente, a humidade ambiente excessiva é a causa dos problemas de humidade por condensação. Esta acumulação de água nas paredes e tetos das nossas casas provoca a proliferação de ácaros e fungos, aumentando o risco de alergias, asma e outras doenças relacionadas com a humidade.

A identificação deste tipo de humidade é bastante simples, uma vez que, normalmente, é acompanhada de bolores e maus odores e, por vezes, de pequenas gotas de água resultantes da condensação.

Algo que nunca devemos fazer é comprar um desumidificador para resolver a humidade por condensação. É um facto que estes dispositivos permitem manter a humidade abaixo dos 50% e evitar alguma condensação superficial, mas não serão eficazes para a condensação mais profunda ou para a condensação causada pelo isolamento do edifício.

tipos-humidades-capilaridade

Humidade por capilaridade

A humidade ascende através dos alicerces e das paredes devido à capilaridade dos materiais porosos, como as juntas e os tijolos. Esta humidade evapora-se nas paredes, provocando o aparecimento de salitre e o descolamento dos revestimentos e até da tinta.

A humidade por capilaridade pode enfraquecer os alicerces e as paredes dos edifícios, aumentando o perigo de instabilidade dos mesmos. Além disso, o consumo de aquecimento nas casas com este problema é muito maior, resultando em maiores despesas para os proprietários das casas afetadas.

O aparecimento deste tipo de humidade é bastante comum, pelo que a melhor forma de a identificar é observar a sua localização e os pontos de propagação. A humidade por capilaridade surge em zonas baixas onde existe contacto com água ou solos húmidos. Esta expansão não é afetada pelo vento ou pela gravidade, sendo, geralmente, progressiva e lenta.

O que nunca devemos fazer é tentar esconder esta humidade como solução, por mais limpa que esteja a superfície afetada. O facto de não conseguirmos ver a humidade não significa que esta não esteja presente e que não se continue a propagar.

tipos-humidades-infiltrações-laterais

Humidade por infiltrações laterais

Este tipo de humidade surge em caves, garagens ou casas construídas abaixo do nível do solo. Nestes casos, a água presente no solo exterior infiltra-se lateralmente em direção ao interior. Além disso, as infiltrações laterais representam um perigo para a resistência estrutural do edifício.

A humidade proveniente da infiltração lateral representa um grande risco e perigo para a estabilidade e segurança da construção. Os elementos arquitetónicos da casa em questão poderão soltar-se devido à humidade estrutural.

Normalmente, estas humidades são identificadas em pontos expostos ao exterior ou em contacto com o solo. Costumam estar relacionadas com a chuva, embora nalguns casos, como nas caves, estejam relacionadas com as águas subterrâneas.

Nunca devemos esconder ou disfarçar a humidade, uma vez que os problemas estruturais continuarão a existir e o problema de humidade não será resolvido. É necessário procurar soluções eficazes e definitivas e tomar muito cuidado com os perigos que o tratamento inadequado da humidade pode acarretar.

Nunca debemos tapar dichas humedades o intentar desviarlas, ya que los problemas estructurales seguirán estando ahí y la humedad no se habrá solucionado. Hay que buscar soluciones eficaces y definitivas y procurar tener mucho cuidado por los peligros que un mal tratado de la humedad puede conllevar.

Os perigos da humidade

 

Deve-se considerar seriamente o efeito que a humidade tem numa casa. Mesmo que a humidade pareça apenas um pequeno inconveniente, tem todo o potencial para se tornar num problema grave, se não for eliminada.

De facto, os sinais superficiais visíveis (resultado da humidade) são, muitas vezes, o último sintoma de um problema muito grave. O tratamento deste sintoma sem antes identificar a causa da humidade existente representa um perigo extremamente elevado. A sua resolução temporária, com recurso a métodos baratos como tintas anti-bolor, pladur ou ventilação natural, pode dificultar consideravelmente a eliminação definitiva da humidade pela Murprotec.

A humidade representa uma ameaça tanto para a estrutura do edifício como para o seu conteúdo e ocupantes. Esta provoca o apodrecimento das madeiras, a deterioração das tintas e dos papéis de parede, a deterioração dos móveis e, além disso, prejudica a saúde das pessoas que vivem ou trabalham nesse ambiente (ácaros, fungos, bolores, etc.).

A humidade excessiva pode, facilmente, levar ao desenvolvimento de fungos na madeira (madeira de construção e de carpintaria) e tornar o local insalubre. Um ambiente húmido também favorece a proliferação de térmitas.

Solicite um diagnóstico gratuito

Um dos nossos técnicos deslocar-se-á à sua residência, edifício ou estabelecimento comercial e procederá a um diagnóstico completo, gratuito e sem compromisso.

Photo_diagnosis

Perguntas frequentes

Quais são os melhores tratamentos anti-humidade?

Existem três tipos de tratamento para os três tipos de humidade, embora possam verificar-se diferentes tipos de humidade em simultâneo que exijam tratamentos combinados. Todos os tratamentos foram testados cientificamente e garantem os resultados desejados.

Quais são os problemas de humidade mais frequentes?

Existem três tipos de humidade recorrente: as provocadas por capilaridade, por infiltrações laterais e por condensação. Se, na sua casa, se verificarem os fatores que causam estes tipos de humidade, é possível que surjam vários em simultâneo.

Os últimos artigos do nosso blog

Escrevemos sobre o que realmente lhe importa

Solicite o seu orçamento de forma gratuita e sem compromisso

Ao cuidar da sua casa, poupará nas despesas.

A MURPROTEC oferece até 30 anos de garantia por escrito.

satisfacao-garantida-30ano-garantia

lembre-se:

  • É totalmente gratuito.
  • Sem nenhum compromisso da sua parte.
  • Todos os nossos tratamentos possuem uma garantia de até 30 anos.

Tratamentos certificados por

Os tratamentos anti-humidade MURPROTEC são certificados pelos principais organismos profissionais do mercado.

 Falar agora?