Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Os perigos do mofo preto da humidade

Inicio / Blog / Os perigos do mofo preto da humidade
Publicado pela
en Blog

De todos os tipos de fungos que podem surgir como resultado de problemas de humidade em casa, um dos mais prejudiciais à saúde humana é conhecido como mofo preto ou mofo preto tóxico.

mofo preto

O fungo stachybotrys chartarum (nome científico) destaca-se como o microrganismo mais perigoso.

 

Características do mofo preto

 

A primeira coisa que devemos pensar é: como é que podemos saber se estamos perante um caso específico de mofo preto tóxico?

Para começar, devemos verificar se o mofo que temos em casa é realmente escuro.

Embora seja chamado de mofo preto, em muitos casos pode assumir tons derivados, como um verde escuro e forte. Isso acontece especialmente quando ele está vivo e em desenvolvimento.

Quando o mesmo pára de receber água, precisa de crescer em capacidade total, o pode fazer com que fique amarelado – à medida que começa a secar.

No entanto , apenas um especialista será capaz de diferenciar entre stachybotrys chartarum e outros tipos de mofo semelhantes.

O mais importante depois de soar o alarme é começar a trabalhar para eliminar a presença deste organismo em todas as partes da casa.

 

Onde aparece o mofo preto?

 

Podemos encontrar este tipo mofo em vários sítios da casa, tais como tetos, paredes, janelas, casas de banho ou armários.

 

Riscos para a saúde

 

O mofo preto pode causar problemas de saúde nas pessoas que vivem nesse ambiente.

Os principais problemas que pode originar são:

  • Doenças respiratórias
  • Aspergilose (uma infeção nas vias respiratórias devida à inalação de fungos)
  • Asma
  • Doenças pulmonares
  • Alergias
  • Urticária

Grupos com maior risco ao estarem em contacto com o mofo preto: mulheres grávidas, bebés, idosos e / ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

 

Principais sintomas relacionados à saúde:

  • Dificuldade em respirar
  • Sinusite
  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Fadiga
  • Tonturas
  • Dores de cabeça

Se sentir algum destes sintomas deverá ir ao médico e procurar uma solução para resolver a raiz do problema!

O mofo preto não é apenas tóxico para as pessoas, mas também pode afetar os animais de estimação.

 

Como remover o mofo preto?

 

“Consigo remover o stachybotrys chartarum ou o mofo preto sozinho?”

Em muitas lojas podemos encontrar soluções para a humidade e suas consequências que, na realidade, não nos vão ajudar a acabar com os problemas de raiz.

As tintas anti-mofo não funcionam pela simples razão de serem um simples revestimento que não atende ao verdadeiro problema: a humidade.

Pintar sobre o mofo com um destes produtos não garante, em nenhum caso, que é uma solução a longo prazo. Pelo contrário!

A fórmula que o ajudará realmente é aquela que ataca a humidade da casa que alimenta o mofo.

Para além disso, tratar o mofo preto sozinho pode levar a problemas de saúde devido aos esporos que ele emite. Se tivermos alergias ou algum tipo de doença que afete o sistema respiratório, a ameaça é ainda maior.

 

O ideal é não arriscar! Recorra a especialistas na resolução de problemas de humidade, pois isso dar-lhe-á uma dupla segurança: por um lado, através de um diagnóstico gratuito os técnicos poderão identificar o tipo de origem da humidade. Por outro lado, graças a isso, a solução ideal para o seu caso será indicada pelo mesmo e qualquer vestígio de mofo preto tóxico irá desaparecer definitivamente.

Entradas relacionadas