Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Mitos sobre a humidade I

Inicio / Blog / Mitos sobre a humidade I
Publicado pela
en Blog

Problemas de humidade estrutural são uma dor de cabeça.

Não só podemos observá-los em estruturas como casas ou edifícios públicos, mas também em monumentos, estruturas rodoviárias e mobiliário.

Humidade Estrutural

Estima-se que um em cada três edifícios sofre de humidade em algum momento do seu ciclo de vida.

 

Como muitas vezes acontece em casos de problemas comuns e incomuns, o conhecimento popular e uma variedade de soluções caseiras são adicionados à ignorância e às falsas verdades.

 

Os mais de 60 anos de luta contra a humidade permitiram-nos, Murprotec, lidar com a verdadeira realidade da humidade e das suas consequências, e a eliminar alguns dos mitos mais ouvidos na nossa cultura.

 

Trazemos-lhe, em duas partes, os 10 mais comuns e perigosos mitos:

 

  1. Em climas secos não há humidade.

Viver num clima seco e quente não é sinónimo de estar livre de humidade. A chuva é apenas um dos possíveis focos de humidade, mas não o único.

A água subterrânea, os sistemas de canalização e a condensação em si, devido à nossa atividade diária, são suficientes para gerar humidade.

 

  1. Há mais humidade no litoral do que no interior.

 

A presença do mar e a abundância de vento são fatores agravantes no caso de problemas de humidade. Mas também é verdade que a costa tende a ter um clima mais suave.

No interior, a humidade relativa mais baixa é mais comum (embora existam muitas exceções, como climas montanhosos) e é muitas vezes mais protegida contra o mau tempo. Mas também mais exposto a diferenças térmicas e condensação mais acentuada.

 

  1. A ventilação natural impede o aparecimento de humidade.

 

Ter uma casa com ar limpo e saudável é um bom ponto de partida. No entanto, a ventilação da nossa casa nem sempre é suficiente ou eficaz.

Nem sempre é possível ventilar eficazmente e não é um método útil para remover a humidade.

 

  1. As gotas de água nas janelas são culpa de um mau isolamento.

 

As gotas de vapor encontradas em janelas, espelhos ou azulejos de cozinha são um indicador típico de condensação.

Só o vapor não é um problema, mas pode ser se a ventilação da casa não o eliminar.

Quando confrontado com um problema de humidade por condensação é comum culpar o mau isolamento, mas a condensação é uma condição típica da atividade diária e tem mais a ver com ventilação do que com isolamento.

 

  1. O mofo é removido pela limpeza e pintura.

 

Humidade alta e escuridão são condições favoráveis para o mofo.

Pensa-se que a ação de desumidificadores, produtos anti-fungos ou tintas é suficiente para eliminar os seus sintomas mais nocivos. A realidade é que muitos destes produtos não podem fazer nada contra a principal fonte de crescimento: a água.

 

Se a sua casa tem bolor, tem um problema de humidade, e a única solução é remover a fonte dessas humidades e eliminar a fonte de crescimento do mofo.

Não se deixe levar pela cultura popular e peça ajuda a especialistas que têm eliminado humidade em toda a Europa há mais de 60 anos.

 

Entradas relacionadas