Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Humidade de todas as cores – Soluções de todas as cores

Inicio / Blog / Humidade de todas as cores – Soluções de todas as cores
Publicado pela
en Blog

Saber a origem da humidade é a única solução definitiva para os seus problemas.

Técnico Murprotec

O conhecimento é uma das fontes mais poderosas à nossa disposição. Se nos referirmos ao nosso mais novo inimigo, COVID-19, conhecer os seus pontos fortes, fraquezas e modo de ação torna-se, por necessidade, uma obrigação. Esta declaração estende-se a qualquer problema e torna-se mais importante quanto mais grave for a dificuldade.

No caso de problemas de humidade, saber a sua origem e como se espalha é a melhor forma de eliminá-los.

 

Toda a humidade é humidade.

 

No entanto, nem toda a humidade é formada da mesma forma e, por isso, não deve ser abordada da mesma maneira.

A água tem características muito particulares que lhe permitem aceder a locais que outros elementos não conseguem alcançar.

 

Estado líquido à temperatura ambiente.

Esta função permite que a água seja filtrada por espaços muito pequenos.

 

Alta tensão superficial.

A água é capaz de permanecer na forma de gotículas líquidas e não desaparecer facilmente. Também não é um líquido que aceita bem a compressão. Estas duas características combinadas fazem da água um candidato perfeito para a capilaridade.

 

Estado gasoso na natureza.

O vapor de água é uma consequência direta dos fenómenos climáticos e da própria atividade humana. Esta característica adicionada à primeira faz com que a condensação mude a matéria natural na água.

 

Humidade de todas as cores. Soluções de todas as cores.

As características da água são essenciais para determinar que tipo de humidade enfrentamos.

 

Humidade por infiltrações laterais.

 

Quando a água passa através de fendas ou poros de um material de massas de água anexadas estamos a falar de infiltrações laterais.

Este tipo de humidade é comum em áreas circundantes de jardins ou terreno vazio. São comuns em garagens, arrecadações e em locais perto de água no subsolo.

 

  • Dica Murprotec: No caso de infiltrações, é essencial determinar a origem e dar-lhe a solução antes de remover a humidade das paredes e dos tetos.

 

Humidade por capilaridade

 

Devido às características físicas da água, esta pode subir através dos poros dos materiais com alguma facilidade.

É geralmente uma humidade que é produzida com pequenos volumes de água (quebras nas instalações, pequenas acumulações de água).

 

  • Dica Murprotec: Embora os sintomas sejam muito semelhantes aos da humidade por infiltrações laterais, é muito importante determinar a origem da humidade. A solução para a capilaridade é muito diferente da por infiltração.

 

Humidade por condensação

 

Origina-se quando a água condensada é filtrada em paredes, tetos ou objetos.

É o mais fácil de detetar, uma vez que os seus sinais são altamente identificáveis. Gotas de água nas janelas, cozinha ou casa de banho são sinais inequívocos de que temos dificuldade em evacuar a condensação.

 

  • Dica Murprotec: A ventilação é essencial para aliviar os efeitos da condensação. Neste caso, para eliminar a humidade, temos de garantir que a nossa casa é capaz de evacuar o excesso de vapor e equilibrar as alterações de temperatura.

 

Um problema requer uma solução. E uma solução requer conhecimento e experiência. Perante a dúvida, recorrer aos profissionais é sempre uma boa decisão.

 

Entradas relacionadas