Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Como melhorar a qualidade do ar em casa

Inicio / Blog / Como melhorar a qualidade do ar em casa
Publicado pela
en Blog

Sabia que a qualidade do ar da grande maioria das cidades causa mais de 7 milhões de mortes a cada ano? 

Artigos Murprotec

A qualidade do ar que respiramos pode ser até 30 vezes mais prejudicial do que conduzir um carro. O que acontece é que numa das situações estamos cientes e na outra não.

Algo tão simples como respirar, pode significar que 9 em cada 10 pessoas correm o risco de contrair doenças respiratórias ou infeções. E, infelizmente, esses poluentes são tão microscópicos que não precisamos de estar na rua diretamente para sermos prejudicados na mesma.

E a qualidade do ar na nossa casa? Como muitas vezes não tomamos medidas para melhorá-lo, continua a ser tão prejudicial quanto tudo o resto que nos prejudica. É por isso que neste artigo queremos dizer como pode melhorar a qualidade da sua respiração em casa e dessa forma, proteger-se de todos esses perigos.

 

Cuidar da qualidade do ar é da sua responsabilidade: já pensou nisso?

 

O ar da sua casa deve ser constantemente renovado para que permaneça respirável e saudável.

Segundo a revista Hygiene and Epidemiology, os principais problemas de saúde dentro de casa são causados pelos seguintes agentes (todos muito comuns):

  • Cabelo e pelos dos animais domésticos;
  • Humidade;
  • Mofo associado a problemas de humidade;
  • Má ventilação.

 

Como pode ver, esses são agentes que estão presentes no dia a dia de muitas pessoas. Até agora, a qualidade do ar nas casas não preocupava muitas pessoas.

O motivo? Passávamos muito tempo fora, em atividades de lazer e trabalho. No entanto, neste 2020 tudo mudou.

Agora que as condições atuais nos obrigam a ficar muito mais tempo em casa, garantir que o ar esteja saudável é ainda mais importante.

Uma qualidade do ar adequada e constantemente renovada reduz a hipótese de contágio por COVID-19.

Esta é a razão pela qual as escolas são convidadas a dar aulas com janelas abertas ou os serviços de catering são feitos em terraços.

 

O que muda com uma boa ventilação em casa?

 

Como dizemos sempre, não vendemos receitas mágicas. O nosso objetivo é mostrar as diretrizes que o ajudarão a melhorar a qualidade do ar na sua casa e, dessa forma, prevenir muitas doenças.

  • Oxigene o meio ambiente – Ventilar a casa reduz a concentração de CO2, o gás que respiramos e que não precisamos mais.
  • Regule a humidade – O excesso de humidade aumenta a possibilidade de contrair doenças respiratórias como asma, sinusite e infecções pulmonares, como bronquite.
  • Reduza o pó – O fluxo de ar criado quando ventila a casa carrega maus cheiros e partículas transportadas pelo ar.

 

Como pode ver, esses são pequenos detalhes. Mas, como sempre, são essas pequenas ações que fazem a diferença entre uma boa saúde para sua casa e uma que é ameaçada por esses pequenos inimigos invisíveis.

 

Se a sua casa não respira poderá correr estes riscos:

 

  • O mofo espalha-se devido à humidade e, se detetarmos o cheiro a humidade, já estamos a respirar esporos nocivos.
  • Os gases tóxicos que são libertados por objetos com cola aumentam (móveis, carpetes, objetos de plástico, etc.), produtos de limpeza ou que fazem parte dos vapores da cozinha.
  • As vias nasais ficam irritadas e o risco de alergias multiplica-se.
  • O aparecimento de todos os tipos de infecções também é favorecido.
  • Os gases poluentes ficam concentrados – caldeiras, aquecedores, fogões (a gás ou parafina) e lareiras emitem esses tipos de gases.

 

Como pode melhorar a qualidade do ar na sua casa?

 

Existem muitos conselhos para melhorar a qualidade do ar em casa, mas na prática elas não são tão eficazes.

Instituições reconhecidas como a OMS propuseram a ventilação natural nas casas como a solução para evitar que o vírus e as bactérias piorem a qualidade do ar que respiramos e não só em casa, mas em escolas, locais de trabalho, lojas, etc.

 

Mas e se a ventilação natural não for suficiente?

Em muitos casos, a ventilação natural não é suficiente, devendo ser utilizados dispositivos mecânicos para garantir a circulação do ar, como a Central de Tratamento de Ar (CTA) Murprotec.

A CTA foi premiada como Produto do Ano pela sua Inovação na Qualidade do Ar Interior. O funcionamento é simples, mas muito eficaz – Suga o ar novo retirado do exterior, filtra-o e coloca o ar já tratado na divisão da casa – o ar poluído é expelido mecanicamente para o exterior. Desta forma, não é necessário ter as janelas abertas para uma ventilação adequada principalmente nestes meses frios.

Um exemplo claro da eficácia da CTA em favor da qualidade do ar interior é o projeto piloto pioneiro na Espanha realizado pela Murprotec no Colégio La Salle La Paloma em Madrid. Os resultados esclareceram que a CTA reduz os níveis de CO2 no ambiente e favorece a ventilação correta nas salas de aula.

90% do nosso tempo é gasto entre quatro paredes e por isso respiramos um ar até cinco vezes mais poluído do que no exterior. Além do principal problema que existe hoje, o ar saudável é garantia de saúde para si e para os seus.

 

O que posso fazer de forma garantida para ter ar de qualidade?

 

Quando falamos sobre qualidade do ar, existem 3 pilares básicos para reconhecer a qualidade:

  • Temperatura
  • Humidade
  • Co2 acumulado

Portanto, é claro que essas três variáveis são o que criará uma casa com ar de qualidade para nós.

É demonstrado por estudos recentes da Murprotec que a incorporação no domicílio e / ou empresas da Central de Tratamento de Ar (CTA) Murprotec tornará claramente a nossa casa, um lar saudável e seguro.

Quando a humidade já está presente na parede, a única alternativa é eliminá-la pela raiz.

 

Se for este o seu caso, encorajamo-lo a solicitar o nosso diagnóstico gratuito para que saibamos qual é a sua situação e possamos recomendar a melhor estratégia a seguir. Conhecer o problema em primeira mão garantirá que a eficácia seja totalmente garantida.

 

 

Entradas relacionadas