Estamos numa situação que mudou muitas das nossas rotinas e hábitos. Ficar em casa forçou-nos a mudar algumas regras e a não descuidar outras.
Entre todos os problemas que não devemos esquecer está a humidade.
Monitorar as fontes de possível humidade é tão simples quanto ficar alerta, ventilar e manter a higiene da casa. Há outras áreas, que também nos podem afetar, que não podemos ver todos os dias na situação atual.
Há também alguns locais a que prestamos uma atenção reduzida e que, agora, devem ser importantes, uma vez que os serviços de manutenção e reparação, em muitos casos, estão reduzidos aos serviços mínimos.
Estamos a falar de áreas ajardinadas e de sistemas de saneamento e canalização.
Áreas verdes individuais.
Se tem um jardim no seu quintal ou se a sua casa está em contacto com terra adjacente, deve prestar especial atenção a estes espaços.
No caso do seu próprio jardim, a única recomendação extra é garantir que entrada de água, e os canos que ligam o seu abastecimento ao geral, estão isentos de perdas. Observe os esgotos no seu jardim, especialmente depois das chuvas.
No caso de a sua casa estar em contacto com a terra anexada, é importante que tenha atenção às paredes em contacto com essa terra. É bem provável que os serviços de manutenção da câmara municipal estejam reduzidos ou focados noutras questões.
Rachas nessas paredes, manchas ou cheiro a humidade podem indicar que a água está a filtrar na área anexada.
Áreas verdes comunitárias.
Se vive num edifício ou comunidade, que tem áreas verdes comuns, é importante estar ciente de possíveis problemas de humidade.
Deitar fora o lixo, ir às compras ou passear o cão são atividades permitidas, e desculpas perfeitas para verificar se as áreas do jardim não estão alagadas e a água não se acumula nas áreas circundantes.
Devido à situação atual, muitos serviços de manutenção ou vigilância comunitária são minimizados, pelo que é importante aproveitar as oportunidades para monitorizar e reportar.
Nestes casos, pequenas poças, manchas nas paredes anexadas às áreas do jardim ou o cheiro a humidade contínua são sintomas a serem controlados.
Esgotos e canalizações.
Os serviços de manutenção e reparação estão atualmente focados em situações urgentes. É por isso que a monitorização dos esgotos e das canalizações (evacuação de chuvas ou sistemas de canalização) deve ser feito por todos.
No caso de uma casa unifamiliar, basta verificar se as vias de evacuação da chuva e a drenagem de pátios e áreas de jardim estão isentas de bloqueios.
No caso das comunidades, mais uma vez, podemos aproveitar as saídas permitidas para vigiar essas áreas.
O mais importante é localizar bloqueios que possam causar a acumulação de água em áreas onde não deve acumular.
No caso de detetar algum destes problemas, é importante que não tente resolver o problema, pois pode agravá-lo.
Relatar sobre o que detetou é o principal objetivo.
Para as comunidades, informe o administrador para avaliar o problema e chamar os profissionais apropriados.
Em casos individuais, recorrer a profissionais como os da Murprotec, uma empresa líder na luta contra a humidade, é a melhor solução.
A Murprotec tem um protocolo ativo para casos urgentes ou que envolvem pessoas de grupos de risco.
Áreas comuns e jardins são locais de humidade perigosa. Um pouco de atenção de todos pode evitar um problema sério no futuro.