O excesso de humidade pode tornar-se um dos aspetos mais perigosos numa casa.
Para além de incomodar e causar odores desagradáveis, a humidade é a culpada por agregar problemas de saúde aos moradores da casa.
Os mesmos estão mais sujeitos a alergias e problemas respiratórios.
Portanto, não é estranho que faça a pergunta: como posso eliminar os problemas de humidade em casa para ter um lar saudável.
Qual é a humidade ideal em casa?
É imprescindível que para eliminarmos a humidade em casa saibamos qual é o nível de humidade ideal para poder habitá-la.
Estudos revelam que os valores recomendados de humidade interna devem estar entre 40% e 60% de humidade relativa.
As razões:
- A sobrevivência de bactérias e vírus infecciosos que são transmitidos pelo ar – como a gripe – é minimizada quando a humidade relativa está entre 40 e 70%.
- Quando a humidade relativa do ar é inferior a 50%, a presença de ácaros e fungos é menor, podendo estes atingir o seu tamanho máximo com 80% de humidade relativa.
- A maioria dos fungos não sobrevive abaixo de 60% de humidade relativa.
Como eliminar problemas de humidade em casa?
É importante que tenha em mente que não existem soluções mágicas ou milagrosas que façam com que os problemas de humidade desapareçam de casa durante a noite.
Para eliminar os problemas de humidade em casa, é fundamental atacar diretamente a raiz do problema, ou seja, a fonte de humidade que possibilitou esse aumento da humidade relativa.
No entanto, existem algumas recomendações que pode seguir para que a humidade no ambiente seja ligeiramente reduzida, para que possa ter uma casa mais saudável.
#1 – Instale exaustores
Estamos acostumados a ter extratores de cozinha, mas não tão acostumados a usá-los como deveríamos.
Quando se trata de cozinhar, lembre-se de mantê-lo ligado para que a humidade não se condense no ar e permaneça presa em sua casa.
Mas para além do exaustor na cozinha, há outro local onde deve instalar um exaustor: a casa de banho.
Em muitas ocasiões, essa área não possui um janela para ventilação e faz com que seja a área com maior fonte de humidade de toda a casa.
Portanto, recomendamos que instale extratores de ar nas casas de banho e, dessa forma, terá uma melhor qualidade do ar.
#2 – Utilize absorventes de humidade
Existem espaços na sua casa onde a humidade está presente, mas quase não nos apercebemos.
Por serem áreas escuras ou pequenas, acreditamos que seja praticamente impossível tornarem-se foco de humidade.
Infelizmente, é muito comum encontrar humidade escondida em armários e pequenas salas com menos de quatro metros quadrados.
O uso de absorventes de humidade, embora não seja uma solução definitiva para eliminar a humidade em casa, pode ajudar a manter as roupas mais secas e prevenir o mofo.
#3 – Aposte num desumidificador
Esta recomendação é projetada especialmente para áreas próximas à costa com humidade relativa muito alta.
A instalação de um desumidificador pode ajudar nesses casos, pois é capaz de reduzir a humidade e dependendo da sua capacidade pode retirar até 30 litros de água em 24 horas.
Também é aconselhável usá-lo quando formos obrigados a ficar em ambientes fechados, desde que o desumidificador esteja próximo ao varal.
#4. Não use fogões a gás
Para além de prejudicar a saúde a longo prazo, os fogões a gás geram humidade constante ao serem ligados.
Isso ocorre porque o gás butano causa vapor de água que é emitido para o meio ambiente.
Para cada quilo de gás butano, são gerados mais de 1,5 litro de água, o que significa que, embora sejam uma boa solução para aquecimento, são capazes de aumentar a humidade ambiente e aumentar os problemas de humidade em sua casa.
Em vez desses fogões, recomendamos o uso de alternativas, como fogões elétricos.
#5. Ventile a sua casa
É uma recomendação adequada para todos os casos, pois é capaz de regular a humidade em sua casa.
Abrir as janelas e portas da sua casa por, pelo menos meia hora por dia, ajuda o excesso de humidade a sair para a rua e, dessa forma, o ar interno é renovado.
Para além de ajudar na eliminação da humidade, também é benéfico para a saúde, pois sem uma boa ventilação, a humidade sempre reaparecerá.
#6. Tome banhos mais curtos
Já mencionámos a importância de uma boa ventilação na casa de banho devido à quantidade de humidade que pode acumular.
No entanto, não é a única ação que pode realizar nesta divisão da sua casa.
A redução do tempo que passamos a tomar banho garantirá a emissão de menos vapor de água para o meio ambiente.
Bem como não tomar banho com água muito quente para que a quantidade de névoa gerada no banho seja reduzida.
É assim que poderá remover a humidade em sua casa.
Gostávamos que todas as recomendações que lhe damos fossem suficientes para manter a sua casa saudável, mas se já sofre de humidade, bolor e fungos, será impossível eliminá-los desta forma. Todas essas recomendações podem reduzir a humidade do ambiente, mas não irão resolver a origem do problema.
A única maneira de eliminar de forma definitiva os problemas de humidade em casa, é eliminar a raiz dos mesmos, com a ajuda de especialistas em humidade.
Na Murprotec oferecemos-lhe um diagnóstico gratuito para que possa descobrir qual o tipo de humidade e o tratamento apropriado para que tenha uma casa saudável.