Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Falsas verdades sobre a humidade

Inicio / Blog / Falsas verdades sobre a humidade
Publicado pela
en Blog

Aquelas terríveis manchas nas paredes e o cheiro insuportável são motivos pelos quais os problemas de humidade começaram a fazer parte de muitos remédios infalíveis e de uma boa quantidade de falsas verdades.

A dura realidade é que o desconhecimento da origem da humidade e a sua verdadeira solução, originaram todo o ano, causam muitos problemas nas casas e nas instituições.

Falsas verdades sobre a humidade

 

A Murprotec, líder Europeu na luta contra a humidade, baseia-se na sua experiência, para fornecer uma série de falsas verdades que podem agravar os problemas e tornar a humidade um problema grave nas nossas casas.

 

  1. A humidade só ocorre em ambientes húmidos.

É fácil recorrer à crença de que os problemas de humidade só ocorrem em lugares onde a humidade relativa é muito elevada. Na costa, a proximidade da montanha ou o volume de precipitação são fatores que favorecem o aparecimento de humidade nas propriedades. Contudo, isso não descarta os locais de interior ou de baixa precipitação.

A humidade e os seus sinais, aparecem por diversos motivos e estão sempre relacionados com a presença de água. No entanto, poderá aparecer em lugares inesperados e por motivos diversos: falhas no isolamento, má canalização, rotura de tubos, etc.

 

  1. A origem da humidade é sempre a mesma.

Outra falsa verdade é que pode ser um problema. É verdade que a humidade está sempre relacionada com o nível de água que não foi evacuado. Reconhecer a origem  da humidade pode significar a diferença entre um problema fácil de resolver (através de meios profissionais adequados) ou um quebra-cabeças.

Os problemas de humidade podem surgir por três motivos: infiltrações laterais (a água surge através da terra), capilaridade (a água sobre através dos poros dos materiais das paredes e móveis) e condensação (a água acumula-se e não evapora, devido à atividade diária e às mudanças de temperatura).

Um diagnóstico profissional saberá detetar a origem da humidade e proporcionará uma solução específica para o problema.

 

  1. As manchas de humidade são devidas ao mofo.

Na realidade, o mofo é consequência da humidade. As manchas de humidade nas paredes devem-se à incapacidade dos materiais em evacuar o excesso de água. Esse excesso de água apresenta-se em forma de mancha. Se o problema se mantém, é possível que o mofo, fungos ou pragas de insetos se procriem devido ao facto de a humidade ser uma forte atração para este tipo de organismos.

 

  1. O cheiro a humidade é eliminado através da ventilação.

Uma das crenças que está relacionada a um problema de falta de higiene ou de bons costumes.

Fazer uma ventilação correta em casa é uma boa prática de prevenção. À que ter em conta, no entanto, que se o cheiro a humidade persistir (mantendo-se durante grandes períodos) pode-se dever a um problema de humidade.

O cheiro nem sempre é eliminado com a ventilação.

 

  1. As pragas de insetos surgem sempre devido à humidade.

É certo que a grande maioria das espécies de insetos prefere ambientes húmidos e quentes. Todavia, as razões para o aparecimento desses mesmos insetos resulta de uma combinação de circunstâncias. A humidade é um fator chave, assim como a higiene, a exposição da luz ou a conservação dos alimentos.

A presença de formigas, térmitas ou peixes-prata é, geralmente, associada à higiene. Mas muitas vezes, o problema é subtil.

 

Antes de tomarmos decisões e basearmo-nos no conhecimento geral, é importante pedir opiniões a profissionais. Os problemas de humidade podem transformar-se em algo mais grave se não forem tomadas as decisões adequadas.

Entradas relacionadas