Os problemas de humidade são muito comuns, por isso, a Murprotec participou num estudo que estimou que um em cada três edifícios sofre de problemas de humidade. Por isso mesmo, torna-se difícil não recorrer aos remédios que os nossos amigos e familiares recomendam.
Acabar com a humidade pode parecer simples, mas na maior parte do tempo somos levados por meias-verdades ou mitos que foram criados ao longo do tempo.
No artigo anterior contámos-lhe 5 dos mitos que afetam os problemas da humidade e agora dizemos-lhe outros 5 muito comuns:
-
A humidade não afeta as doenças respiratórias.
Uma crença comum que afeta a nossa saúde e derrubou a OMS.
No guia de 2009, a OMS estabeleceu a presença de humidade como fator de risco para as doenças respiratórias.
Neste guia, e em relatórios posteriores, foi cientificamente provado que a humidade, e os seus sintomas mais comuns, afetam muito as doenças do trato respiratório.
-
Os desumidificadores removem a humidade.
Um mal-entendido decorrente do marketing, que está a causar muitas dores de cabeça.
Os desumidificadores removem o excesso de humidade em quartos reduzidos. São capazes de evacuar o excesso de água, mas não conseguem remover a humidade nas paredes e, mais importante, não podem impedir que a água continue a fluir para as paredes, pelo que a humidade permanecerá presente.
-
As tintas anti-humidade evitam o odor e as manchas.
Este tipo de produtos fazem muito bem a sua função: disfarçar. Em nenhum caso são produtos preventivos ou reparadores.
As tintas anti-fungo contêm produtos repelentes de água. Uma característica que afasta a humidade do exterior da parede, mas de forma alguma elimina a origem da humidade.
Com efeito, a utilização destes produtos disfarça a humidade e pode causar um problema perigoso de humidade estrutural.
-
As câmaras de pladur evitam a humidade.
Existem placas de pladur com características repelentes à água, mas, como referido sobre as tintas, este tipo de produto só pode impedir que a água entre nas paredes, mas não elimina a humidade.
Tal como acontece com as tintas, as câmaras de pladur podem ser um perigo se o foco de onde a humidade vem não tiver sido removido antes.
-
Os problemas de humidade são dispendiosos de corrigir.
O remédio é mais caro do que o problema?
Um daqueles dilemas que assombram os nossos pensamentos todos os dias.
Foi estabelecido, através de estudos e relatórios, que a humidade afeta a saúde, que aumenta a despesa do aquecimento até 30% e que são capazes de causar o colapso de um edifício.
Quanto custa a sua saúde, conforto ou a saúde da sua casa?
Além disso, ao contrário do que possa parecer, há muitas intervenções contra a humidade que não envolvem grandes obras.
“Muitos dos nossos serviços e técnicas de proteção não envolvem obras”, declara a Murprotec, uma empresa líder em tratamentos de humidade.
Colocar um preço num problema estrutural, de saúde ou de eficácia em sua casa é colocar um véu numa realidade: a humidade é muito perigosa.
Usar o conselho dos profissionais pode ser um grande benefício para o nosso bolso e para a nossa saúde, e uma grande surpresa sem recurso de grandes obras.