Chamada gratuita - das 08h00 às 22h00

Como eliminar a humidade no solo da sua casa

Pode até parecer que a humidade só aparece nas paredes e nos cantos, mas a realidade é que a humidade também pode afetar o chão da nossa casa.

Humidade no solo

 

Para além de ser um problema estético e que prejudica a saúde, a humidade no solo pode ser um problema grave para a estrutura do edifício.

 

Porque razão a humidade surge no solo?

 

O aparecimento da humidade no solo pode depender de diferentes fatores e cada um determina a magnitude do problema que a sua casa está a enfrentar.

Entre os fatores mais comuns estão os materiais de construção do piso do edifício e a composição do piso sobre o qual foi construído.

É muito comum o aparecimento de humidade nos pisos inferiores, porque são aqueles que estão em contacto direto com o solo.

São humidades que tendem a ser capilaridade ou infiltração, que podem causar sérios problemas na estrutura do edifício e, consequentemente, na segurança dos habitantes

 

O mais comum nos solos: humidade por capilaridade.

 

Este é o tipo de humidade mais frequente de todas.

Normalmente aparece nos pisos térreos e caves, pois é originada pelos materiais de construção quando absorvem a água do terreno onde foi construído.

No final, os materiais de construção tornam-se uma espécie de esponjas porosas que induzem o aparecimento de humidade.

Para além disso, as caves e as garagens como sabemos são as áreas mais comuns de estarem em contacto com o chão e, os efeitos da humidade são amplificados pela pouca ventilação que estas mesmas áreas possuem.

Se pretende saber se tem um problema de humidade por capilaridade, o segredo é verificar se as manchas de água que sobem pela parede e se a tinta está a saltar.

 

Como surge a humidade por capilaridade?

 

Um dos fatores que origina este tipo de humidade são os próprios pisos colocados nas obras de infraestrutura.

Se a camada de concreto sanitário não for colocada durante a construção, cria-se uma situação em que não há isolamento e é muito fácil a passagem de água de uma área para outra.

Por esse motivo é que a humidade por capilaridade é muito mais comum em edifícios antigos.

 

A humidade por infiltração afeta os solos?

 

Embora estejamos acostumados a que esta humidade apareça nas paredes, a mesma também pode surgir no solo.

Como o nome sugere, este acontecimento ocorre quando a água da chuva escoa pelo solo – geralmente através de garagens e caves – e a humidade começa a escorrer pelas paredes.

Ao contrário de outras humidades cujos efeitos são graduais, neste caso, a humidade tende a ser mais agressiva.

Quando surge em áreas baixas, pode significar uma deterioração na estrutura completa da casa.

 

Como podemos evitar a humidade no solo?

 

Se fizer uma pesquisa rápida na Internet sobre este assunto, encontrará muitos resultados onde irão recomendar diretamente a mudança do piso da sua casa, garagem ou instalações.

Esta recomendação não é dada por especialistas em humidade, mas por anónimos em fóruns de consulta.

Todas as situações devem ser acompanhadas por um profissional, que garanta a saúde da sua casa e de todos os habitantes.

Para além disso, por norma, as soluções indicadas na Internet, para este tipo de caso, implicam um investimento significativo, especialmente se não tivermos recebido aconselhamento.

O que é realmente importante nestes casos é ter uma análise precisa de qual é a verdadeira natureza da humidade em sua casa.

Corre o risco de corrigir um problema quando o que precisa é de uma solução definitiva.

Para isso, é fundamental que um especialista em humidade possa indicar  de qual humidade se trata: por condensação, por infiltração ou por capilaridade.

Apenas conhecendo a sua origem e tipo é que o poderemos ajudar a eliminá-la definitivamente.

Se pretende descobrir qual o tipo de humidade presente na sua casa e qual a melhor estratégia para eliminar, utilize o nosso diagnóstico online gratuito e tome as medidas adequadas.

Peça um diagnóstico gratuito

Um dos nossos técnicos deslocar-se-á à sua residência, edifício ou estabelecimento comercial e procederá a um diagnóstico completo, gratuito e sem compromisso.

Peça um diagnóstico gratuito

Relacionados

Escolher uma casa à prova de humidade

Escolher onde vai viver é uma das decisões mais importantes que tomará ao longo da sua vida. As condições de preço e de banca são os fatores que marcam mais decisões, mas não podemos esquecer de olhar para o futuro e pensar se essa “nova casa” será o nosso sonho durante muito tempo. Novos materiais […]

Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de Abril é celebrado no Dia Mundial da Saúde e neste 2020, mais do que nunca, a saúde é a nossa maior preocupação. A Pandemia originada pela COVID-19 colocou o mundo numa situação não prevista nos últimos anos. A saúde já não é apenas uma questão de cuidados pessoais, tornou-se uma questão social […]

humidade

Os problemas de humidade são muito comuns, por isso, a Murprotec participou num estudo que estimou que um em cada três edifícios sofre de problemas de humidade. Por isso mesmo, torna-se difícil não recorrer aos remédios que os nossos amigos e familiares recomendam.   Acabar com a humidade pode parecer simples, mas na maior parte […]

 Falar agora?