Pode até parecer que a humidade só aparece nas paredes e nos cantos, mas a realidade é que a humidade também pode afetar o chão da nossa casa.
Para além de ser um problema estético e que prejudica a saúde, a humidade no solo pode ser um problema grave para a estrutura do edifício.
Porque razão a humidade surge no solo?
O aparecimento da humidade no solo pode depender de diferentes fatores e cada um determina a magnitude do problema que a sua casa está a enfrentar.
Entre os fatores mais comuns estão os materiais de construção do piso do edifício e a composição do piso sobre o qual foi construído.
É muito comum o aparecimento de humidade nos pisos inferiores, porque são aqueles que estão em contacto direto com o solo.
São humidades que tendem a ser capilaridade ou infiltração, que podem causar sérios problemas na estrutura do edifício e, consequentemente, na segurança dos habitantes
O mais comum nos solos: humidade por capilaridade.
Este é o tipo de humidade mais frequente de todas.
Normalmente aparece nos pisos térreos e caves, pois é originada pelos materiais de construção quando absorvem a água do terreno onde foi construído.
No final, os materiais de construção tornam-se uma espécie de esponjas porosas que induzem o aparecimento de humidade.
Para além disso, as caves e as garagens como sabemos são as áreas mais comuns de estarem em contacto com o chão e, os efeitos da humidade são amplificados pela pouca ventilação que estas mesmas áreas possuem.
Se pretende saber se tem um problema de humidade por capilaridade, o segredo é verificar se as manchas de água que sobem pela parede e se a tinta está a saltar.
Como surge a humidade por capilaridade?
Um dos fatores que origina este tipo de humidade são os próprios pisos colocados nas obras de infraestrutura.
Se a camada de concreto sanitário não for colocada durante a construção, cria-se uma situação em que não há isolamento e é muito fácil a passagem de água de uma área para outra.
Por esse motivo é que a humidade por capilaridade é muito mais comum em edifícios antigos.
A humidade por infiltração afeta os solos?
Embora estejamos acostumados a que esta humidade apareça nas paredes, a mesma também pode surgir no solo.
Como o nome sugere, este acontecimento ocorre quando a água da chuva escoa pelo solo – geralmente através de garagens e caves – e a humidade começa a escorrer pelas paredes.
Ao contrário de outras humidades cujos efeitos são graduais, neste caso, a humidade tende a ser mais agressiva.
Quando surge em áreas baixas, pode significar uma deterioração na estrutura completa da casa.
Como podemos evitar a humidade no solo?
Se fizer uma pesquisa rápida na Internet sobre este assunto, encontrará muitos resultados onde irão recomendar diretamente a mudança do piso da sua casa, garagem ou instalações.
Esta recomendação não é dada por especialistas em humidade, mas por anónimos em fóruns de consulta.
Todas as situações devem ser acompanhadas por um profissional, que garanta a saúde da sua casa e de todos os habitantes.
Para além disso, por norma, as soluções indicadas na Internet, para este tipo de caso, implicam um investimento significativo, especialmente se não tivermos recebido aconselhamento.
O que é realmente importante nestes casos é ter uma análise precisa de qual é a verdadeira natureza da humidade em sua casa.
Corre o risco de corrigir um problema quando o que precisa é de uma solução definitiva.
Para isso, é fundamental que um especialista em humidade possa indicar de qual humidade se trata: por condensação, por infiltração ou por capilaridade.
Apenas conhecendo a sua origem e tipo é que o poderemos ajudar a eliminá-la definitivamente.
Se pretende descobrir qual o tipo de humidade presente na sua casa e qual a melhor estratégia para eliminar, utilize o nosso diagnóstico online gratuito e tome as medidas adequadas.