Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Ventilação essencial na luta contra o coronavírus

Inicio / Blog / Ventilação essencial na luta contra o coronavírus
Publicado pela
en Blog

A ventilação é essencial para manter melhores condições na luta contra o coronavírus.

CTA Murprotec

Os dados continuam a ser atualizados para nos ajudarem a entender melhor o comportamento da COVID-19. Embora quase toda a Europa esteja no meio de um desconfinamento, estão a ser consideradas medidas preventivas e de segurança para retomar a atividade económica o mais rapidamente possível.

O principal problema que as empresas, as autoridades e a população em geral enfrentam é a distância social. Uma exigência que é complicada em espaços fechados e outra, que tem sido tema de conversa nas últimas semanas, é a ventilação e todos os sistemas artificiais que usamos nos horários de verão.

 

Ventilação natural: opção recomendada.

 

A qualidade do ar sempre foi uma das razões mais preocupantes para a saúde. A chegada da COVID-19 colocou a ventilação e a renovação do ar como algumas das medidas mais urgentes.

A renovação do ar tornou-se uma preocupação para os diferentes Estados, e devido às fases de desconfinamento, impõem novos desafios a ultrapassar.

Muitos países estabeleceram a necessidade de ventilar a casa, de forma a evitar cargas excessivas de ar impuro e para afastar as possibilidades de contágio.

Estudos científicos confirmaram que o ar contaminado pode causar irritação ocular, nariz e garganta, sentir-se seco na pele, rouquidão, dificuldades de respiração, dor de cabeça, náuseas, tonturas e enjoos. Um cenário em que o coronavírus tem-se tornado mais perigoso.

 

Foram feitos dois grandes grupos para determinar as causas da poluição atmosférica:

 

Agentes externos naturais ou derivados de aparelhos ou a atividade humana.

É o caso do fumo do tabaco, produtos químicos derivados de produtos como ambientadores, inseticidas ou cosméticos, CO2 de respiração ou lixo.

Estabelecer fluxos de ar regulares que eliminam estas fontes, ou reduzir as suas emissões são fatores muito importantes.

 

O segundo grupo abriga materiais de construção e o estado de conservação de casas e empresas.

Este segundo grupo enfatiza fatores que podem levar a uma contaminação acrescida devido a alguns materiais de construção ou à presença de agravantes como a humidade.

A humidade é um fator de crescimento para organismos como mofo e ácaros, que causam muitas alergias e condições pulmonares. A ventilação adequada promove a eliminação dos poros e excesso de poluição dos tais organismos prejudiciais para a saúde.

Os ar condicionados também estão sob vigilância. Um dos problemas derivados destes aparelhos é que os mesmos não renovam o ar, apenas o fazem circular. Um problema que já foi identificado em vários países tendo em conta a utilização generalizada destes dispositivos no verão.

Recomenda-se ventilação natural, sempre que possível. No entanto, nem sempre é possível uma ventilação natural eficiente. Nesses casos, pode apostar em meios artificiais que se baseiam na completa renovação do ar.

 

É o caso da CTA, estação de tratamento aéreo, que renova e regula a temperatura do ar das casas e das empresas.

 

O ar que respiramos tornou-se, com a chegada do coronavírus, um fator essencial para a nossa saúde. A chegada do verão pode ser o momento de adquirir bons hábitos ou melhorar as instalações de casas e empresas para ter um ar renovado e saudável.

 

Entradas relacionadas