Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Como medir a qualidade do ar dentro da sua casa

Inicio / Blog / Como medir a qualidade do ar dentro da sua casa
Publicado pela
en Blog

Já perguntou a si mesmo o que é exatamente a qualidade do ar?

qualidade do ar dentro da sua casa

O ar está em toda parte, mas nem sempre é bom. O mais comum é que a qualidade do ar externo seja sempre boa. Afinal, o mesmo está em constante renovação.

No entanto, o verdadeiro problema está dentro de casa, ginásios, escritórios, instalações, residências, escolas… onde alguns parâmetros como a temperatura, a humidade ou a concentração de dióxido de carbono podem atingir níveis prejudiciais para a saúde.

Em muitos casos, a capacidade de renovação do ar nos espaços fechados é muito limitada e isso pode reduzir drasticamente a sua qualidade. Além disso, num contexto tão complexo como este em que nos encontramos, é vital prevenir as infeções.

 

Porque é que a qualidade do ar diminui?

 

Como pode imaginar, não existe um fator que faça uma grande diferença, mas uma série de elementos que se repetem ao longo do tempo e que acabam por produzir um efeito muito maior.

Por isso, é muito importante que tenha uma noção generalizada desta situação e que, desta forma, a evite sempre que puder.

Já sabe que não existe solução mais barata para a sua saúde e para as suas despesas do que a prevenção. O problema é que muitas vezes não avançamos até vermos as orelhas do lobo.

  • O fumo do tabaco pode causar e agravar problemas respiratórios. Pode criar irritação nos olhos e ser a causa de dores de cabeça, tosse, dor de garganta e cancro no pulmão.
  • Os alérgenos também causam problemas respiratórios, que causam tosse, aperto no peito, irritação nos olhos e erupções na pele.
  • O monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio podem ser mortais em altos níveis, podendo causar dores de cabeça, tonturas e náuseas, bem como irritação nos olhos e na garganta, ondas de calor e infeções respiratórias.
  • A humidade é um dos motivos mais graves, já que centenas de bactérias, fungos e bolores crescem na sua casa. A sua exposição pode causar diversos problemas.
  • Produtos químicos nocivos e sintéticos usados em produtos de limpeza, carpetes e outros utensílios domésticos podem prejudicar o fígado, os rins, o sistema nervoso, causar cancro, dores de cabeça e náuseas, além de irritar os olhos, nariz e garganta.
  • O radônio é um gás radioativo que pode ser prejudicial aos pulmões e causar cancro nesse mesmo órgão.

 

Os principais problemas da má qualidade do ar:

 

  • A humidade e a qualidade do ar causam um aumento de dor em pessoas com doenças reumáticas, afetando músculos, ossos e articulações.
  • A exposição à humidade, ácaros e alérgenos de fungos são uma das principais causas da asma. Portanto, verificar a infraestrutura da casa é essencial para tentar evitar este tipo de problemas.
  • Em casas fechadas onde há a acumulação de ácaros, alérgenos ou humidade, é mais comum encontrar pessoas que sofrem de alergias, rinites e dermatites.
  • O fumo do cigarro e o ar poluído podem irritar e inflamar os pulmões e as passagens nasais, criando sinusite e infeções pulmonares, como bronquite.
  • A má qualidade do ar pode até levar a doenças devido a infeções na traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

 

Como medir a qualidade do ar interno:

 

Agora que sabe tudo o que pode acontecer se a qualidade do ar for má, estará pronto para saber o próximo passo: como medir a qualidade do ar na sua casa.

Atualmente é possível encontrar alguns aparelhos com os quais é possível monitorar em tempo real e de forma contínua, as condições da qualidade do ar da sua casa.

Na Murprotec desenvolvemos a Central de Tratamento de Ar que garante a sua qualidade em qualquer espaço fechado graças à nossa experiência, tecnologia e conhecimento.

Este dispositivo de última geração permite combinar resultados e fazer a gestão de todos os parâmetros de controlo: temperatura, CO2, qualidade do ar e humidade.

É um sistema de ventilação que suga o ar de fora, filtra e expulsa de volta para dentro do espaço, garantindo a renovação contínua do ar, favorecendo a eliminação de vírus e bactérias que possam estar no ambiente.

 

Entradas relacionadas