Os problemas de humidade têm diferentes fases de gravidade e requerem tratamentos diferentes.
“Fases”, “procedimentos” e “prevenção” são termos muito importantes atualmente. A presença da COVID-19 levou-nos a procurar informações e mantem-nos, por sua vez, atentos às notícias.
Um problema – a informação – que sempre nos acompanhou e desde o aparecimento da internet tem revelado muita coisa. No entanto, o excesso de informação tem uma vantagem dupla: os dados contrastantes e a necessidade de identificarmos quais as fontes da informação, é agora quase tão importante como a própria informação.
Tendemos a simplificar problemas comuns. É verdade que a solução para a humidade é tão simples como eliminar a sua origem, mas primeiro é preciso determinar muitas variáveis importantes: como, porquê e quando.
O tempo é um aliado da humidade.
Um dos principais fatores que agrava os problemas de humidade é o tempo e a negligência.
Uma simples poça no chão pode causar sérios problemas nas nossas paredes se não removermos o excesso de humidade.
O tempo é uma variável difícil de medir e levanta uma complexa questão difícil de responder: há quanto tempo a humidade está instalada na sua parede?
Esta questão simples e essencial, é a chave para diagnosticar e tratar a humidade.
Como podemos saber o tempo da humidade?
Através dos sinais. Embora tenhamos que analisar muito bem a origem destes sintomas e associá-los com o tipo de humidade.
Humidade recente ou pontual.
Esta é a humidade que é originada em determinados momentos e por acontecimentos específicos. O exemplo mais simples é a humidade da condensação. Gotículas de água que são formadas por diferenças de temperatura, e que geram excesso de vapor, são dos sinais muito simples de detetar.
O tempo que essas gotas demoram a desaparecerem pode é um sinal que a nossa casa não evacua bem o excesso de humidade.
Outros sinais, tais como o tempo que a roupa demora a secar ou têxteis molhados em armários, após a chuva ou o frio, podem indicar problemas de humidade recentes.
Gotículas de água ou pequenas poças podem ter uma fonte fácil de detetar, mas podem ser um problema se não forem tratadas. A água tende a alastrar-se ou a subir através dos capilares dos materiais e causar outros danos.
A importância do diagnóstico preventivo.
Sinais como gotas, sensação de frio ou aumento das despesas muitas vezes indicam um problema associado à humidade.
No entanto, o problema da humidade é tão comum (estudos em que temos participado problemas de humidade num em cada três edifícios) que tendemos a minimizá-lo ou a procurar soluções para casa.
É por isso que o diagnóstico é a melhor ferramenta de defesa.
Costuma-se dizer que os problemas comuns têm soluções comuns. Mas a humidade pode ser um problema muito mais sério do que pensamos.