Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Pontes de calor e humidade

Inicio / Blog / Pontes de calor e humidade
Publicado pela
en Blog, Humidades

pontes de calor

Como se manifesta a condensação?

 

condensação é um fenómeno natural muito comum nas casas. Mas por onde começa? Vejamos: é uma alteração de estado da matéria de gás em líquido. Num ambiente natural, a condensação é uma etapa central do ciclo da água: o vapor de água presente no ar transforma-se em orvalho em contacto com as plantas, nuvens ou várias outras formas (chuva, neve, gelo…).

O aparecimento da condensação deve-se a dois parâmetros: a humidade absoluta do vapor de água e a temperatura.

Basicamente, quanto maior for a temperatura, mais vapor de água pode caber no ar. Quando o ar quente de uma habitação arrefece, em contacto com uma superfície fria, passa a condensação em contacto com a parede em questão. É exatamente isto que acontece quando toma banho ou cozinha. O vapor de água entra em contacto com superfícies frias como janelas, espelhos ou mesmo paredes.

Um segundo problema que aparece em nossas casas é o aparecimento de bolor. Este surge devido a:

  • presença de esporos (que é quase sempre o caso),
  • temperatura,
  • humidade relativa no ambiente,
  • qualidade do ambiente,
  • tempo durante o qual ocorrem todas estas condições.
  • uma ponte de calor que pode causar bolor

Humidade em casa devido a pontes de calor

O que é uma ponte de calor?

 

É uma zona onde ocorre uma variação da resistência térmica. É um espaço no edifício onde o isolamento não cumpre a sua função (rutura entre diferentes materiais, alteração estrutural no revestimento, descontinuidade do isolamento, etc.). Isto causa uma diminuição da temperatura da superfície afetada e é esta diferença com a temperatura do ar que cria a condensação.

No geral, pode dizer-se que a humidade aparece mais nos cantos ou uniões de parede, solos e tectos, que não são mais do que pontes de calor.

As pontes de calor não são fáceis de evitar. Uma ponte de calor sobre uma superfície pequena ou pontual não terá grande impacto, não resultará em danos. Apenas numa área grande e/ou repetida é que pode ocorrer problemas de condensação relacionados com a ponte de calor.

Como lutar contra a humidade por condensação?

 

Há muitas soluções, mas, por vezes, são difíceis de implementar, antiestéticas ou dispendiosas. Ou mesmo inúteis! O melhor que tem a fazer é chamar profissionais no tratamento de humidade, como nós, e conseguir um bom diagnóstico. Na verdade, somente um especialista poderá diagnosticar o seu problema com certezas e apresentar soluções adaptadas e personalizadas de acordo com as suas necessidades.

Entradas relacionadas