Melhorar o ambiente da sua casa pode torná-la mais eficiente e confortável, o que deve ser uma das principais prioridades da sua lista.
O fim do confinamento total está a chegar. A saída de um longo túnel em que tivemos de nos adaptar e fazer a nossa vida apenas em casa, tornou-se uma nova forma de interpretar a nossa rotina.
Ainda faltam semanas para a situação normalizar e, neste acontecimento, a nossa casa vai ter um impacto no capital.
À medida que forem tomadas medidas para essa normalização, a nossa “to do list” crescerá e assim como as opções disponíveis. Entre estas novas opções estará a melhoria de alguns lugares na nossa casa que não são do nosso agrado ou que achamos que é relevante para melhorar.
A eficiência energética, a proteção contra fatores externos e o conforto são hoje mais importantes do que nunca.
É por isso que quando vamos a centros de bricolage ou contratamos os serviços de profissionais, não nos entusiasmamos com pressas e maus conselhos, e somos capazes de usar toda a paciência que estamos a ter agora.
A Murprotec, uma empresa líder no tratamento da humidade, aconselha-nos a alcançar alguns dos objetivos mais comuns entre a população.
Saneamento básico: uma prioridade.
Se a pandemia COVID-19 revelou algo, é a posição da nossa casa como um lugar seguro. Manter uma casa saudável, sem humidade e agentes nocivos é uma prioridade.
A abertura gradual das portas do confinamento dá-nos a oportunidade de dedicar um pouco de tempo e recursos a algo que se tornou básico: a saúde da nossa casa.
Os técnicos da Murprotec são claros: “investir em trabalhos de saneamento em casas de banho, cozinhas, isolamentos ou pinturas é uma boa ideia para ter uma casa mais segura e eficiente no futuro.”
Melhorar, mudar ou higienizar os elementos sanitários das casas de banho e cozinhas, aplicar tinta nova ou cobrir as paredes em que detetámos fugas de calor ou problemas de humidade, são ações que nos podem poupar muito no futuro incerto.
Atalhos são sempre batota.
A situação atual e a incerteza sobre a economia e o reinício da atividade laboral são ingredientes suficientes para que certos produtos e sistemas nos tentem com as suas soluções milagrosas.
Murprotec avisa: “curar ou melhorar as paredes de uma casa é uma ideia de poupança muito boa, mas pode falhar se selecionarmos mal as nossas opções.”
Neste sentido, a empresa anti-humidade alerta para o uso de desumidificadores, tintas anti-humidade ou placas de isolamento (pladur) com propriedades contra a humidade.
“Todos eles podem ser métodos úteis, se já detetámos previamente a origem de onde vem a humidade e terminámos com eles.”
A utilização de produtos anti-humidade, sem termos eliminado primeiro a fonte destes pode ser pesado para o orçamento, que terá de investir com precisão.
Diagnóstico profissional. Solução profissional.
Uma solução definitiva deve ser a nossa prioridade se quisermos fazer da nossa casa um lugar seguro.
A presença de humidade é muito comum nos edifícios e tem vindo a aumentar pelo confinamento e pelo aumento das atividades diárias que provocam um aumento da humidade da casa.
Se está a pensar em melhorias que tornam a sua casa num lugar mais saudável, seguro e eficiente, não deve deixar-se levar por falsas promessas e produtos “milagrosos”.
O aconselhamento e diagnóstico de profissionais habituados a problemas de humidade é a melhor garantia para um futuro em que a sua saúde e orçamento precisarão das suas melhores decisões.