Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Nem todas as visitas no verão são bem-vindas

Inicio / Blog / Nem todas as visitas no verão são bem-vindas
Publicado pela
en Blog

Com o sol vêm as férias e o relaxamento, mas também as baratas e os mosquitos. 

Baratas, Calor e Humidade

Ninguém contraria que o verão é uma das alturas favoritas de todos nós. Sol, calor, praia e relaxamento numa combinação que nos dá força para voltar em setembro. Mas não são apenas os humanos que gostam dessa combinação de fatores.

O calor e a humidade são uma fantástica combinação para outras espécies, especialmente baratas: uma visita indesejada que pode estragar as nossas férias.

São um organismo forte e resistente, com enormes capacidades de sobrevivência. Grandes qualidades que não os impedem de serem dos insetos mais odiados.

 

Porque é que as casas atraem as baratas?

 

As baratas são um tipo de inseto com grande adaptabilidade. Os seus requisitos básicos são muito flexíveis, mas, como qualquer inseto, elas preferem ambientes quentes e húmidos onde possam encontrar alguns alimentos para poderem proliferar. Condições habituais nas nossas casas no verão, especialmente nas zonas costeiras.

A deterioração das instalações, pequenas fugas de água ou alimentos em mau estado são fatores que fazem com que que as baratas venham até nós para nos fazer uma visita desagradável. 

Na Murprotec conhecemos estes insetos muito bem.

 

Um indicador a ter em mente.

 

A presença de baratas é um indicador claro de que temos humidade algures, talvez não desejável, no entanto, podemos utilizar as baratas para detetar a origem da humidade.

Uma declaração baseada em dados e experiência na área. As baratas precisam de ambientes húmidos e pequenas quantidades de água que normalmente não são encontradas nas nossas casas.

Na maioria dos casos, uma fuga de água, a acumulação de condensação em locais com pouca iluminação ou humidade a mais na área do lixo, são suficientes para atrair uma boa quantidade de baratas.

 

Cuidado com a pulverização

 

Claro que esta ação é uma forma segura de eliminar as baratas. Os produtos químicos utilizados nestas intervenções não só eliminam a praga como impedem temporariamente o seu retorno. Contudo há um fator que esses químicos não conseguem eliminar e que, mais cedo ou mais tarde, acabará por atrair baratas e outros insetos: a humidade.

É por isso que na Murprotec recomendamos que antes de pulverizar os locais com químicos solicite um diagnóstico para avaliar a fonte de sustento dos insetos.

 

Não é apenas um problema de higiene

 

A má reputação das baratas tem uma base social e cultural generalizada. Está implícito que a presença de baratas é um problema de falta de higiene em casa, embora a realidade seja muito mais complexa: a presença de humidade pode não ter nada a ver com a higiene da casa. Pode ser um fator externo ou uma falha das instalações.

O que é uma realidade é que algumas espécies de baratas já foram estudadas como parte do agravamento de doenças respiratórias como a asma.

 

Um problema de saúde que pode tornar-se um pesadelo nas nossas férias, no nosso relaxamento e nas nossas despesas. Tomar as decisões certas e ter profissionais especializados do nosso lado pode salvar-nos de um verão difícil.

 

Entradas relacionadas