Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

A ameaça de humidade nos preços

Inicio / Blog / A ameaça de humidade nos preços
Publicado pela
en Blog

A humidade é uma ameaça para os preços de aluguer e venda no Porto.

O aumento dos preços de aluguer e venda na cidade do norte de Portugal é um facto. A intensa actividade económica da capital e o apelo ao turismo elevaram o preço dos imóveis nos últimos anos.

No entanto a ameaça de humidade esconde-se na forma de edifícios enfraquecidos e também sob graves problemas de infiltrações.

225513-P1D55G-425

 

As causas da humidade

O clima presente na cidade do Porto favorece o aparecimento de humidade por infiltrações laterais.

Os verões, nesta cidade, são relativamente secos e suaves. No entanto, os invernos são mais chuvosos e os níveis de humidade relativa são mais elevados, devido à proximidade do oceano.

Os ventos oceânicos e a corrente do Golfo impulsionam o aparecimento de vento, o que leva ao aumento dos níveis de humidade.

Além disso, a infra-estrutura da cidade, composta por muitos edifícios históricos antigos, não se contenta facilmente com simples obras de manutenção.

 

Edifícios históricos antigos

Este é o caso da Biblioteca Nacional, onde a sala de exposições relativa à obra cedida pela Fundação Eugenio de Andrade – que continha obras de Júlio Resende, Júlio pomar, Angelo Sousa ou Fernando Lanhas, entre outros – teve de ser retirada.

A exclusão desta importante impressão cultural deveu-se a problemas de humidade. Estes problemas foram originados pelas infiltrações nas paredes da biblioteca.

A situação é semelhante no teatro universitário do Porto, que celebrou os seus setenta anos em dezembro do ano passado.  A organização teve, e ainda tem, de oferecer os seus espetáculos e ensaios num espaço temporário. Isto deve-se aos sérios problemas de infiltrações, resultantes da idade da propriedade e da sua falta de manutenção.

 

As chuvas do inverno, a idade dos edifícios e o tempo em si impulsionam o aparecimento de humidade por infiltrações.

 

Sinais deste tipo de humidade

Os sinais destas infiltrações são óbvios e fáceis de detetar: os maus-odores, as manchas nas paredes e os danos na pintura e nas telhas são os mais comuns. Todavia, existem outros sinais que podem ser menos óbvios: falhas em aparelhos ou pequenas poças de água que aparecem em lugares como sótãos e garagens. Contudo, são sinais que levam tempo a serem detetados.

Em todos os casos, a água penetra nas paredes da terra adjacente e a pressão faz com que a água entre em materiais e enfraqueça a estrutura.

 

Humidade por infiltrações laterais

O aparecimento de manchas ou odores característicos, são apenas sinais de um problema muito maior.

A humidade por infiltrações laterais é a causa da maioria dos casos de humidade estrutural. Problemas que afetam a força dos materiais e que podem causar o colapso das paredes ou até mesmo do edifício.

Pode parecer que eliminar este tipo de humidade é muito simples. Através de desumidificadores – uma solução usada pela própria biblioteca nacional – mas a única solução real e definitiva é eliminar a origem da humidade.

 

Murprotec tem mais de 60 anos de experiência no mercado e oferece uma gama de produtos. Estes produtos não só removem a humidade, mas que isolam a sua casa de futuras fugas.

Faça a sua casa um local seguro e mantenha o seu valor.

Entradas relacionadas