O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho enfrenta, atualmente, o seu maior desafio desde a sua criação, em 2003.
Parar a pandemia: Segurança e saúde no trabalho salvam vidas.
Este é o tema que a Assembleia Geral das Nações Unidas escolheu para o evento no dia 28 de abril, sob as circunstâncias excecionais da pandemia COVID-19.
A celebração deste evento teve, ao longo dos seus quase vinte anos de existência, diferentes motivações. Sempre relacionado com a melhoria das condições de trabalho, num ambiente mais saudável e seguro.
Nos últimos anos, o foco foi a segurança, nas doenças causadas por meios profissionais ou até no impacto da ecologia ou sustentabilidade. No entanto, 2020 tornou-se o ano em que o coronavírus mudou a forma como nos aproximamos do mundo.
Segurança contra agentes infeciosos.
Uma norma ou mecanismo seguro de saúde a ser aplicado nos locais de trabalho ou em casos de risco de infeção, que agora será aplicado em todas as áreas.
As medidas impostas que já estão a ser adotadas em muitos países da Europa, e que já estão em vigor em alguns países asiáticos, serão rigorosas no cumprimento nos locais de trabalho.
Telas de proteção, distâncias de segurança e condições ambientais seguras serão os cavalos de batalha que representam um novo desafio para empresas e freelancers em todo o mundo.
Humidade: um inimigo mais perigoso do que nunca.
Um ambiente de trabalho saudável tem sido uma preocupação para este Dia Mundial, há vários anos.
Os valores entre 40%-60% de humidade foram apoiados pela OMS como ideais para a prevenção de infeções e para garantir a baixa relevância das doenças respiratórias que tornam os trabalhadores mais vulneráveis.
Uma escala que pode ser difícil de obter em algumas empresas devido à sua localização ou tipo de atividade. Adicione a isto a presença de humidade por fatores externos ou por problemas de manutenção ou saneamento.
Passamos muito tempo no local de trabalho. No entanto, a nossa tolerância à falta de conforto ou condições menos favoráveis é maior do que em casa.
Muitas intervenções que realizamos nos locais de trabalho devem-se a uma humidade já muito absorvida.
Os problemas de humidade são de primordial importância não só para a segurança e a saúde no trabalho, mas como parte essencial da gravidade de algumas doenças infeciosas (como o atual COVID-19).
Soluções seguras e eficazes.
Um tema que sempre acompanhou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e que, com a humidade como ponta de lança, se torna mais importante em 2020.
Manter os melhores valores de humidade relativa não é apenas uma questão de equipamento de aquecimento e ventilação adequado no ambiente de trabalho.
Os problemas de humidade não se devem apenas a fatores externos.
As infiltrações de água vindas do exterior ou os sistemas de drenagem que não evacuam essa mesma água. Qual a solução? Resolver o problema da humidade através da sua origem.
A importância deste Dia Mundial da Segurança e da Saúde no trabalho é estar mais consciente dos meios que colocámos em prática para combater as ameaças. Contra a humidade a única solução é eliminar a sua origem.