Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Palestra Algarve – 26/09/2019

Inicio / Blog / Palestra Algarve – 26/09/2019
Publicado pela
en Blog

No passado dia 26 de Setembro de 2019, entre as 9h e as 10h da manhã, a Murprotec esteve presente no Algarve, numa palestra que abordou o tema –  Humidade e as suas consequências e tratamentos. A palestra foi dada pelo Ricardo Varela – Diretor da Delegação da Murprotec Lisboa – e transmitida em direto no Twitter da Murprotec Portugal.

WhatsApp Image 2019-10-01 at 08.40.06

No que respeita à apresentação sobre a empresa Murprotec durante a palestra foi referido o essencial, tal como o facto de que a Murprotec foi fundada em 1954 e é líder em Portugal e na Europa em tratamentos contra a humidade. A empresa atualmente conta com mais de 350 técnicos e no ano de 2018 realizou mais de 13.000 obras. A Murprotec oferece visitas técnicas e diagnósticos personalizados que incluem relatórios detalhados sobre os problemas identificados. Os métodos utilizados pela empresa são exclusivos, patenteados e aplicados por pessoal especializado, tendo disponível um laboratório próprio de R+D para analisar amostras. Uma das mais valias para o cliente, oferecidas pela Murprotec é, sem dúvida, o certificado de garantia de até 30 anos, sendo este um aspeto bastante valioso no ponto de vista dos clientes.

Tipos de Humidade

Nesta palestra, foram apresentados os diversos tipos de humidade, sendo eles: humidade acidental, estrutural ou crónica. A Murprotec, faz tratamentos para humidade por capilaridade (efeito físico da absorção ascendente da água através de certos corpos sólidos porosos), humidade por infiltração lateral (produzem-se quando uma parede está soterrada, ou seja, abaixo da cota da rua e em contacto com a terra por um dos lados) e humidade por condensação (humidade produzida no interior da casa).

Quais as consequências

As consequências referidas por Ricardo Varela, relativamente à humidade por capilaridade são a aparição de salitre, os danos nos acabamentos interiores, a corrosão de elementos metálicos, a formação de mofo, a deterioração dos materiais armazenados nos locais e o debilitamento da estrutura do edifício. Sendo a solução definitiva, realizada pela empresa, a injeção de micro emulsões siliconadas concentradas. Ou seja, aplica-se uma barreira estanque no interior da parede. O processo do tratamento passa pela perfuração do elemento – Micro emulsão – Selagem – Tempo de Secagem. Este tratamento garante até 30 anos de garantia.

As consequências da humidade por infiltração lateral indicadas na palestra passam por danos nos acabamentos interiores, corrosão de elementos metálicos, formação de mofo, deterioração dos materiais armazenados, debilitação da estrutura do edifício, o salitre, eflorescências e a queda de revestimentos, o aumento da higrometria e as inundações. As soluções definitivas utilizadas pela empresa baseiam-se no suporte das enormes pressões que se exercem desde as terras exteriores. Isto é, ao ser estanque, evita que essa parede humida esteja em contacto com o ar, e assim detem-se o fenómeno de oxidacão e carbonatacão da parede. Este tipo de tratamento tem uma garantia de 10 anos.

Por fim, a humidade por condensação. Segundo Ricardo Varela, envolve consequências como o deterioro da estrutura da casa e dos seus acabamentos (pinturas, tapetes, móveis, quadros, roupas, etc). A mesma provoca graves problemas de saúde como o agravamento de infeções respiratórias e doenças alérgicas e a proliferação de ácaros e bactérias. O seu tratamento funciona através de uma central de tratamentos de ar (CTA) com um sistema de ventilação mecânica forçada que controla os níveis de humidade no interior da casa. O CTA funciona segundo um processo que passa por pressionar o ar da casa e expulsa o ar saturado – instala-se de forma rápida e sem obras importantes – trata até 300m³ – renova e limpa naturalmente o ar interior – não permite a entrada de ar frio – elimina a humidade do ambiente e mata as esporas e fungos, aspergillus, ácaros, etc. Este tipo de tratamento tem certificado com garantia de 5 anos em peças e mão de obras.

WhatsApp Image 2019-10-01 at 08.40.06 (1)

Estes foram os pontos mais importantes abordados nesta palestra, tendo um intuito informativo aos assistentes, pois a humidade é realmente um problema sério na saúde das casas e na saúde das vidas. A Murprotec não é só uma empresa que venda, mas sim uma empresa que se preocupa.

Um especial agradecimento da equipa Murprotec a todos os presentes, a toda a organização que a tornou possível e ao Ricardo Varela.

Entradas relacionadas