Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Literalmente, a humidade não o deixa dormir

Inicio / Blog / Literalmente, a humidade não o deixa dormir
Publicado pela
en Blog, Humidades

humidade

Não, não é a frase habitual. A verdade é que a humidade pode não o deixar dormir.

A humidade excessiva afeta negativamente o sono.

Ter humidades no quarto implica ter um sono alterado e, frequentemente, acordar de manhã e perceber que não consegue respirar bem.

Antes de usar as nossas tiras de teste para verificar se tem um problema de humidade, há um conjunto de sinais que não passa despercebido e que lhe pode dar pistas de que a humidade está acampada no seu quarto.

As janelas: estes elementos são um grande indicador do nível de humidade. Se estiverem regularmente cobertas de condensação (as típicas gotinhas) ou a escorrer água, é garantido que tem um problema de humidade. A tinta da parede cai? Já vai sendo hora de fazer alguma coisa quanto a isso.

A roupa: é outro bom medidor. Num quarto com problemas de humidade, a roupa ou as cortinas podem estar manchadas “de água” ou com bolor. Toque nos lençóis da cama: se estiverem húmidos, o seu quarto tem humidade e, de certeza, todo o resto da casa também.

Algumas das causas para que isso possa acontecer são as infiltrações de água e o facto de a sua casa não estar bem isolada. Mas não desespere! Felizmente existem tratamentos anti-humidade adequados a cada caso. Apenas tem de contactar profissionais com uma vasta experiência, como a Murprotec.

Tem impacto para a saúde dentro de um quarto?

 

Claro que sim! E mais do que pensa!

humidade num quarto pode causar-lhe muitos problemas de saúde. Nós, seres humanos, produzimos e expiramos cerca de 1 a 2 litros de vapor de água por noite. Este vapor em combinação com um ambiente húmido pode causar efeitos negativos na sua saúde.

Um quarto húmido é perfeito para a proliferação de ácaros e bolores. Estes produzem esporos que causam alergias e doenças respiratórias que podem tornar-se crónicas. Os ácaros, pelos seus excrementos que contêm alergénios, também são prejudiciais para a saúde. Sem referir que os materiais que ataca também causam estes problemas: bronquite, rinite, asma, etc.

Com as vias respiratórias congestionadas, o sono fica afetado. Por isso, é fundamental para a sua saúde e da sua família encontrar a fonte dessa humidade e combatê-la eficaz.

Um erro que se costuma cometer é isolar a casa de uma forma excessiva. Uma casa demasiado isolada impede a devida renovação do ar, favorece o desenvolvimento de bactérias com o calor e a proliferação de ácaros.

Humidade e sono, no meio está a virtude

humidade e o sono não são necessariamente incompatíveis. Um quarto húmido é prejudicial, sim, mas um ar demasiado seco irrita as membranas mucosas e aumenta os problemas das vias respiratórias.

Para ter um ambiente adequado, recomenda-se que haja uma humidade relativa entre 40 e 70%.

Algumas formas de a reduzir no quarto e no seu lar são as seguintes:

– Arejar as divisões da casa toda, todos os dias, durante uns minutos abrindo as janelas
– Não secar roupa no interior
– Usar absorventes de humidade
– Aplicar tinta anti-humidade nas divisões

No entanto, se necessitar de ajuda, não hesite em contactar-nos!

Entradas relacionadas