Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Mofo e Humidade – Um casal perigoso

Inicio / Blog / Mofo e Humidade – Um casal perigoso
Publicado pela
en Blog

O mofo e humidade andam de mãos dadas, como um dos casais mais perigosos para a nossa saúde e para a nossa casa.

Mofo e Humidade

As manchas nas paredes e o cheiro característico a terra molhada são duas das indicações de que o mofo está presente na nossa casa.

O mofo é um organismo que pertence ao reino dos fungos e prevalece em locais com elevada humidade e pouca entrada de luz. O mofo é na verdade um tipo de organismo que engloba várias espécies e tipos diferentes, entre os quais encontramos, por exemplo, o fungo Penicillinum, responsável por um dos antibióticos mais famosos e importantes da história.

O mofo é um organismo que pode causar alergias em algumas pessoas. Além disso, os seus poros, muito resistentes e persistentes, podem causar danos graves e causar doenças respiratórias através da inalação ou perante uma quantidade muito elevada.

A proliferação do mofo está intimamente relacionada com a quantidade de humidade e a superfície onde se espalha. O mofo, como os organismos vivos, proliferam em superfícies com componentes orgânicas. Assim, é comum vê-los em alimentos, têxteis e paredes (os elementos das paredes geralmente incluem sílica e muita água).

 

Mofo e humidade: são tão perigosos?

 

O mofo é um dos indicadores comuns de humidade. Numa alta percentagem de intervenções o bolor ou o cheiro a mofo, é um dos primeiros indicadores de presença de humidade.

A presença de manchas de bolor é um indicador de humidade, mas não a origem. Um erro que normalmente causa muitos danos.

É comum pensarmos que limpar e pintar uma mancha de bolor mata a humidade. Mas a realidade é que a humidade é sempre causada por uma fonte de água, o bolor é apenas um organismo que se aproveita dessa situação.

 

Soluções ineficazes que agravam o problema.

 

Um dos problemas mais desconfortáveis do bolor é o mau cheiro que gera e as suas desagradáveis manchas. Duas situações que normalmente levam à procura de soluções rápidas que nem sempre são as melhores.

Usar produtos antifúngicos é uma boa ideia para remover o bolor, mas cobrir a mancha é dar ao mofo uma das suas condições ideais: a escuridão.

Limpar e pintar uma mancha de bolor é uma solução tão comum que a empresa de anti-humidade reforça que isto gera muitos mais problemas no futuro.

Além disso, o uso de tintas anti-tabagistas repelem a água, mas nunca acabam com a sua origem, apenas deslocam o problema para outros lugares que podemos ignorar.

 

Uma solução: eliminar a fonte de humidade.

 

O mofo precisa de muita água para no seu metabolismo. Remover a sua fonte de sustento é a melhor solução para evitar a sua recorrência. Limpar e pintar são apenas remendos que, a longo prazo, não conseguem resolver o verdadeiro problema.

A única solução eficaz contra o mofo e a humidade é encontrar e remover a fonte da qual ambos se alimentam.

 

O diagnóstico gratuito da Murprotec permite determinar se são infiltrações laterais, capilares ou condensação que alimentam o mofo.

Além disso, uma vez estabelecida a origem, os técnicos da Murprotec colocarão à sua disposição o melhor tratamento e produtos para que possa esquecer a humidade e o mofo, para sempre.

 

 

 

Entradas relacionadas