Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

HUMIDADE E GÁS RADÃO, O PERIGO DA JUNÇÃO DOS DOIS

Inicio / Blog / HUMIDADE E GÁS RADÃO, O PERIGO DA JUNÇÃO DOS DOIS
Publicado pela
en Blog, Humidades

garage radon

O gás radão é um gás nobre e radioativo que, segundo vários estudos, é uma das causas do cancro do pulmão, a seguir ao consumo de tabaco. Encontra-se na natureza, principalmente nos solos de granito, mas também em águas de montanha ou em falésias rochosas.

Controlar o limite de radão na sua casa

 

O problema é que pode entrar em sua casa, pois pode infiltrar-se no solo através dos materiais de construção (tufo ou alguns tipos de granito). O seu peso, em comparação com outros gases presentes na atmosfera, é maior, pelo que tende a permanecer no solo e é facilmente encontrado em garagens ou caves fechadas.

Cuidado com o radão em caves ou adegas fechadas

 

A Organização Mundial de Saúde considera que o radão é cancerígeno, o segundo maior responsável do cancro do pulmão, a seguir ao ato de fumar, criando sinergias e fazendo com que os seus efeitos se multipliquem exponencialmente. O problema em detetá-lo está no facto de o radão ser inodoro e incolor e extremamente volátil. Não se tem consciência da sua presença, por isso é perigoso, não percetível, exceto com instrumentos adequados, e os seus efeitos só são notados a longo prazo.

A humidade e o radão, uma amizade muito perigosa para a sua saúde.

Além disso, nesta equação também entra um fator tão importante como a humidade. O radão e a humidade juntos são um verdadeiro perigo, pois o gás nobre entra nas casas (tal como a humidade) através de materiais de construção de má qualidade e com porosidade, sendo que a água é o transporte perfeito para o radão. É por isso que ambos os elementos se relacionam tanto.

Os problemas originados pela humidade e, consequentemente pelo gás, podem ser evitados mantendo a casa bem isolada do solo, de modo a que a água não chegue a infiltrar-se.

Para combater problemas de humidade o melhor é adotar medidas adequadas, na forma de tratamentos personalizados para cada caso e, em caso de suspeita de problemas com humidade, antecipar-se e contactar profissionais como a Murprotec, que já conta com mais de 60 anos a criar e aplicar tratamentos desenvolvidos nos seus próprios laboratórios, para ficarem bem guardados.

No entanto, recomendamos que peça um dos nossos diagnósticos gratuitos. Um técnico irá deslocar-se a sua casa para ver de perto a dimensão do problema e recomendar-lhe quais as medidas que deve tomar.

Entradas relacionadas