A preocupação dos portugueses pela saúde aumenta no que respeita às próximas sondagens.
Os inquéritos de preocupação, parados pela pandemia covid-19 desde março, preparam-se para voltar à ação e trazer de volta as maiores preocupações da sociedade.
A surgimento massivo da COVID-19 reforça a importância da saúde, que já tinha aumentado em inquéritos anteriores.
A chegada do vírus e a preocupação acrescida pelas alterações climáticas e a sustentabilidade, estabeleceram necessidades de ambientes de trabalho e de casa mais saudáveis. A atenção a variáveis como a qualidade do ar, a temperatura e a humidade tornaram-se essenciais.
Condições ideais em casa e no trabalho.
As temperaturas entre os 21 e os 26 graus e a humidade relativa entre 40 e 60% são definidas como ideais para ambientes de trabalho e de casa.
A temperatura desempenha um papel termoregulador e afeta a forma como o nosso corpo reage e se defende de ameaças externas. No entanto, os processos afetados pela humidade parecem um pouco mais confusos.
Que problemas de saúde pode a humidade causar?
Definir uma escala de 40 a 60% não é linear. Há muita informação que indica os possíveis problemas de saúde aquando existe níveis de humidade acima dos 60%.
A humidade elevada é um habitat natural para muitos organismos, incluindo alguns como ácaros ou fungos (incluindo bolor). Ambos causadores, na maioria das vezes, de alergias e doenças respiratórias agravantes, como a asma.
A OMS já estabeleceu em 2008 que a humidade acima de 80% é um dos fatores que causa doenças como a asma ou a rinite.
O excesso de humidade também está entre os fatores agravantes das doenças articulares (reumatismo, artrite) e doenças da pele, como a dermatite atópica.
Por outro lado, temos os efeitos na saúde em consequência da humidade baixa. Apesar de serem valores não tanto estudados, sabe-se que as nossas defesas físicas (cília do nariz, proteção dérmica, etc) diminuem a sua eficácia em ambientes com humidade muito baixa.
Como controlar problemas de humidade?
Manter condições de humidade estáveis em situações normais é uma questão de ventilação e isolamento. As coisas complicam-se quando já temos problemas de humidade.
Um problema muito comum que muitas vezes não é devidamente abordado.
É comum a Murprotec deparar-se com desumidificadores nas intervenções que realizam e é necessário esclarecer que este tipo de dispositivos são capazes de eliminar o excesso de humidade relativa, mas incapazes de acabar com a fonte da humidade.
A presença de humidade em casa ou no local de trabalho também causa outros sintomas que podem agravar ou causar problemas de saúde.
Falhas elétricas nas instalações hidráulicas ou de aquecimento, são comuns quando existe humidade e podem agravar o impacto na saúde e na proteção contra condições externas.
A melhor maneira de atacar um problema de humidade é através de um diagnóstico preventivo que determina a fonte da humidade e o tratamento mais eficaz para eliminá-la definitivamente.
Manter condições estáveis no trabalho e em casa tornar-se-á muito importante para a nossa saúde. A resolução destes problemas, que afetam estes elementos todos, deve ser colocada nas mãos de profissionais experientes.