Já discutimos noutras ocasiões os vários problemas que surgem com o aparecimento de humidade na nossa casa. Mas há um deles que é realmente desconfortável e desagradável – o aparecimento de diferentes tipos de insetos derivado aos ambientes húmidos.
Se costuma encontrar pequenos bichos brancos/cinzentos rastejantes em sua casa que, por norma, fogem da luz, cuidado!
Bichos conhecidos como traça ou peixe-branco vivem consigo? Isso significa que sua casa pode apresentar sérios problemas de humidade, já que esses insetos só conseguem sobreviver em ambientes com altos níveis de humidade. Este inseto com cerca de 12mm de comprimento, corpo alongado, anguloso e sem asas costuma aparecer em ambientes húmidos e onde há pouca luz.
Como se alimentam os bichos da humidade?
Embora estes bichos sejam aparentemente inofensivos, eles representam uma séria ameaça aos habitantes, já que parte das suas comidas preferidas encontra-se em livros e fotografias.
Para além disso, são amantes do algodão, linho, seda ou qualquer tipo de tecido (alimentam-se principalmente de celulose e amido). O peixe-branco também tende a alimentar-se de açúcar, cabelo, caspa, insetos, fiapos, mofo, papel, silicone ou gesso.
Estes insetos alimentam-se de restos orgânicos que são libertados pela madeira danificada, resultante da humidade.
Como são os peixes-brancos?
A traça sacarina ou traça da farinha é um animal difícil de se ver porque sofre de fototaxia, ou seja, foge da luz (por isso é que costumam aparecer nas casas de banho – locais onde normalmente a humidade é mais elevada e onde há pouca luz).
Embora em geral sejam dos insetos menos repugnantes, devemos ter em conta que estes insetos são considerados os mais antigos do mundo, pois têm aproximadamente 400 milhões de anos.
Eles geralmente têm cerca de um centímetro de comprimento e têm uma cor prateada característica na parte superior.
Como sobrevivem?
Os insetos da humidade, para se reproduzirem precisam de locais húmidos. Estima-se que uma fêmea pode colocar cerca de cem ovos. Em ambientes secos a reprodução desses animais é impossível, daí a grande importância de acabar com os possíveis problemas de humidade que temos em casa. Embora seja um inseto, isso não significa que tenham uma vida curta.
Um inseto da humidade pode viver por aproximadamente dois a oito anos no total e estima-se que se torne adulto em cerca de um ano, embora isso possa variar dependendo do inseto.
Este tipo de inseto não morde, mas pode ser muito incómodo devido à sua facilidade de reprodução e ocultação. Eles gostam de se esconder em lugares escuros.
Tenha cuidado ao cobrir as fissuras com silicone, já que o silicone é curiosamente um alimento para eles. Caso pretenda cobrir essas fissuras onde este tipo de animal se possa esconder, recomendamos fazê-lo com cimento.
Devemos manter a casa limpa para evitar o aparecimento de insetos da humidade.
Por último e mais importante, devemos eliminar qualquer tipo de humidade que possa estar presente em casa.
Como acabar com estes insetos?
Ter um alto nível de humidade em casa pode causar diversos problemas na estrutura do edifício e também na nossa saúde, mas também pode criar as condições ideais para que uma infestação de peixe-branco se transforme numa praga.
A melhor maneira de eliminar permanentemente estes insetos desagradáveis é resolvendo o problema de humidade que os mantém vivos.
Para isso, a Murprotec, empresa europeia líder em tratamento de humidade, recomenda um diagnóstico profissional para identificar com precisão a causa do problema e aplicar uma solução personalizada.
A Murprotec tem uma experiência de mais de cinquenta anos a resolver problemas de humidade em residências, dando origem a residências mais saudáveis, confortáveis e quentes.