Desde o início de maio, Portugal entrou na fase de desconfinamento.
A luta contra o coronavírus entra numa nova fase. Com as devidas precauções e com novas medidas para manter o contágio à distância, novos caminhos começam a abrir-se. Um dos desenvolvimentos mais aguardados do desconfinamento é a possibilidade de se mudar para a sua segunda casa.
Manutenção, limpeza e ventilação.
Muitos portais imobiliários, de decoração e manutenção de casas lançaram uma série de dicas e recomendações a ter em conta nessas segundas casas.
Dicas orientadas para a limpeza e condicionamento que podem disfarçar alguns sinais muito importantes com base num fator determinante: humidade.
A falta de manutenção, ventilação e as chuvas nos últimos meses colocam a humidade como uma das primeiras coisas a rever na nossa lista de tarefas.
Na Murprotec damos-lhe algumas dicas simples para facilitar a sintonização da sua segunda casa.
Manutenção:
A primeira coisa que iremos verificar, assim que abrirmos a porta, é se há luz, água e gás (se for o caso). Sem o bom funcionamento dos fornecimentos, as seguintes tarefas tornam-se complicadas.
A verificação de todos os interruptores, luzes e fichas garantirá que não existem falhas elétricas. No caso da canalização, para além do fluxo normal de água, é necessário verificar possíveis fugas na cozinha e na casa de banho, assim como o estado da vedação da sanita, banheira e chuveiro.
- Dica Murprotec: Se detetarmos uma falha elétrica ou fugas de água, para além de ligarmos para a empresa correspondente, é interessante que solicitemos um diagnóstico para detetar a origem da falha. A humidade pode causar falhas elétricas e acumular-se em áreas com fugas de água.
Limpeza profunda:
O próximo passo lógico (e urgente) é sintonizar os dois (ou mais) meses de abandono. Para além da limpeza dos pavimentos e das superfícies lógicas, há que esforçar-se por rever as áreas comprometidas.
Verificar todos os têxteis, armários altos e fazer uma limpeza profunda de todos os elementos de ventilação e extração permitir-nos-á detetar odores ou manchas que nos possam colocar em alerta.
- Dica Murprotec: Os odores são causados por organismos como o bolor. A desinfeção é importante, mas também é importante não cobrir essas manchas com tinta. Antes de pintar é necessário detetar e eliminar a origem da humidade que causa o odor.
Ventilação periódica:
Numa casa saudável a ventilação e os níveis de humidade e temperatura são essenciais.
Definir períodos de ventilação e fazê-lo várias vezes ao dia é uma forma de curar o ar sujo que estava armazenado na casa. A ventilação também ajuda a equilibrar naturalmente o nível de humidade dentro da casa. É conveniente verificar as áreas com menor capacidade de ventilação e que com maior facilidade de originar condensação, como as casas de banho e cozinhas.
- Dica Murprotec: A ventilação natural nem sempre é suficiente. Detetar o excesso de condensação nas janelas de manhã, nas casas de banho ou nas cozinhas, são sinais suficientes de que deve solicitar uma opinião profissional.
Dar um passeio até às nossas segundas casas é um alívio para muitas famílias. Mas não esqueçamos que os profissionais podem ajudá-lo a melhorar a saúde e a segurança das mesmas.