Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Escolher uma casa à prova de humidade

Inicio / Blog / Escolher uma casa à prova de humidade
Publicado pela
en Blog

Escolher onde vai viver é uma das decisões mais importantes que tomará ao longo da sua vida. As condições de preço e de banca são os fatores que marcam mais decisões, mas não podemos esquecer de olhar para o futuro e pensar se essa “nova casa” será o nosso sonho durante muito tempo.

Escolher uma casa à prova de humidade

Novos materiais de construção, a mudança na climatologia e a necessidade de um sistema sustentável tornam-se cada vez mais importantes na escolha de uma nova casa. Saber quanto nos vai custar manter a nossa casa pode ser tão importante como saber quanto vamos ter de pagar todos os meses em rendas ou hipotecas.

30% das propriedades sofrem de problemas de humidade em algum momento do seu ciclo de vida.

Dizemos-lhe como evitar essa percentagem e estar atento a alguns detalhes que normalmente ignoramos.

 

Climatologia e orografia.

 

Quem não sonha em ter uma casinha na praia ou na montanha?

Desejos regulares que podem muito bem acabar em bom porto. Antes de escolher a sua nova casa, deve saber que tempo vai enfrentar e como os acidentes geográficos vão afetar a sua casa.

O clima costeiro é geralmente mais suave, mas também mais chuvoso. Além disso, o salitre é um fator a ter em conta. No caso da montanha, somos confrontados com climas com muito mais diferenças térmicas diurnas e ambientes, geralmente muito húmidos.

A presença de rios ou pântanos aumenta a humidade relativa e a presença de névoas. Fatores muito influentes no que diz respeito ao combate à humidade.

A opinião do especialista (Murprotec tem mais de 60 anos de experiência em tratamentos de humidade): “No litoral, a humidade por capilaridade ou infiltração lateral aumenta o problema do salitre. Boa vigilância e bons isolamentos são fundamentais.

“Em climas frios e húmidos é importante monitorizar o estado do isolamento, mas também de que forma a casa lida com diferenças de temperatura. Neste tipo dNeste tipo de climas a humidade por condensação é muito comum.”

 

Localização e orientação.

 

Pode parecer uma decisão sem importância. Mas a orientação do nosso imóvel, a posição das janelas e o tipo de habitação podem influenciar muito os custos de manutenção.

  • Um piso elevado será mais seguro contra problemas com a canalização e instalações de tubagens, ambos fatores importantes em problemas de humidade por capilaridade e infiltrações laterais. Mas também estará mais exposto, e mais vulnerável, às alterações de temperatura e, portanto, à humidade da condensação.
  • Nos andares mais próximos do chão a situação é ao contrário. Maior exposição a problemas de gás e habitação mais protegida contra o clima.
  • No caso de moradias unifamiliares deve ter-se em conta que deve ser acrescentado o aumento da manutenção da temperatura, a presença de massas de terra anexas e a importância dos sistemas de drenagem.

O parecer do especialista: “A maioria das intervenções nos pisos deve-se a deficiências de canalização na propriedade ou problemas de ventilação ou hábitos de aquecimento”.

“Em casas unifamiliares, a maioria das intervenções são causadas por problemas de drenagem em tempos de chuva intensa.”

 

Ter alguns conhecimentos sobre o clima e a localização da nossa futura casa pode significar a diferença entre uma casa de sonho ou uma casa de pesadelo.

 

Entradas relacionadas