Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

A humidade também está presente no verão

Inicio / Blog / A humidade também está presente no verão
Publicado pela
en Blog

Prevenir reviravoltas no verão e com o advento do outono não é apenas uma coisa do coronavírus.

humidade no verão

As notícias estão a começar a falar mais para além da COVID-19. A nova normalidade, a abertura de fronteiras e um futuro em que o verão ainda tem algo a dizer contra o vírus.

No entanto, há uma coisa que temos de aceitar: ainda não está tudo resolvido. Uma realidade que afeta não só a nossa defesa contra o vírus, mas outros perigos que também não devemos esquecer.

Na Murprotec sabemos que os meses de verão são um dos pontos focais no que diz respeito ao aumento dos problemas de humidade.

A maioria dos incidentes a que assistimos no outono têm origem nos meses de verão.

 

Aumentos de humidade no verão e outono: são os mesmos?

 

Os ressaltos, seja de coronavírus ou de humidade, têm sempre um ponto de partida. Especula-se que as condições do verão, as temperaturas elevadas e a ausência de precipitação, podem ser uma barreira à transmissão do vírus. Do mesmo modo, acredita-se que este tipo de condições retêm o progresso dos problemas de humidade.

Em ambos os casos, estão a ser alertadas duas condições-chave no que respeita potenciais regressos, tanto do vírus como da humidade: a falta de vigilância e a falsa sensação de segurança.

Duas chaves importantes que temos em conta quando voltamos à rotina, mas que podem causar danos durante as férias.

 

Prevenção e vigilância: dois fatores essenciais.

 

As novas medidas de afastamento social e a utilização de medidas preventivas (como máscaras e gel hidroalcoólico) são fundamentais para impedir a propagação da COVID-19. No caso da humidade, ter em atenção áreas propicias a ter humidade e evitar atividades que possam causar o seu aumento, também são importantes.

A vigilância destas áreas e a prática destes hábitos são uma medida extra de prevenção. No caso da humidade, a falta de vigilância é um factor-chave para lidar com problemas futuros.

A origem da humidade nem sempre está relacionada com a precipitação. Um grande número de problemas de humidade registados, são dados por fatores relacionados como materiais de construção ou a nossa atividade diária.

 

Segurança: algo para levar muito a sério.

 

Se há uma coisa que caracteriza o verão é podermos relaxar das nossas tarefas, preocupações e hábitos. Embora este 2020 tenha acrescentado uma atenção extra devido ao coronavírus, não devemos esquecer que os problemas não se resolvem sozinhos. No caso de humidade, a presença de ar condicionado e as condições relaxantes do verão dão-nos uma sensação de falso conforto que se adequa muito bem à humidade.

A humidade por condensação e a relacionada com problemas estruturais, assim como a falta de vigilância, dão sinais durante as primeiras chuvas do outono, contudo estão presentes desde o verão.

Tal como temos de tomar medidas de segurança e higiene para evitar graves vagas da COVID-19, temos de estar atentos aos sinais que indicam que a nossa casa sofre de um problema de humidade.

 

A vigilância sanitária, tanto a nossa como a da nossa casa, não deverão ser uma questão secundária se não quisermos enfrentar uma segunda vaga de problemas.

Entradas relacionadas