Chamada gratuita - das 08h00 às 22h00

Devemos controlar a humidade na casa de banho?

humidade

A resposta é um grande SIM

Como sabe, a humidade pode ser muito prejudicial para a sua saúde, e um sintoma de um problema muito maior

 

humidade numa casa de banho pode ocultar outros problemas mais graves no resto da sua casa e, por isso, é preciso aprender a controlá-la neste ambiente para ter uma ideia mais ou menos aproximada da saúde do seu lar.

Controlar o limite de humidade na casa de banho é uma boa forma de saber o que acontece noutras partes da sua casa, pois costuma ser, normalmente, a divisão com mais humidade de uma casa, e a que é mais propensa ao aparecimento de bolores.

Que tipo de humidade é mais comum numa casa de banho?

 

O problema de humidade mais comum numa casa de banho é a condensação. É normal aparecerem, após o duche, sinais de condensação nas paredes. Geralmente, se ventilar a divisão durante uns minutos essa condensação desaparece. Por isso, se perdurarem mais tempo, é possível que tenha problemas de humidade em toda a casa.

Assim sendo, a casa de banho é um grande medidor de humidade no lar.

O que acontece quando tomamos um duche?

 

Durante o tempo que demora um duche, a humidade na casa de banho aumenta progressivamente e consideravelmente. O vapor de água que existe no ar está quente e, quando entra em contacto com as diferentes superfícies frias, passa ao estado de condensação.

Se o isolamento da sua casa for deficiente, o fenómeno de condensação irá aparecer com mais veemência. De facto, quanto menos isolamento existe, mais frias são as superfícies. Se a condensação é recorrente, pode causar o crescimento de bolor.

É normal o aparecimento de bolores na casa de banho?

bolor é algo comum numa casa de banho. É habitual encontrar manchas de bolor nas juntas dos azulejos, em redor do duche. Isto deve-se ao uso que é dado a esta divisão da casa.

Mas deve ter em conta que se a condensação e os bolores aparecem de uma forma espontânea e regular nas superfícies externas (paredes externas, esquinas superiores ou beiras das janelas), pode significar que o problema está noutro lado e não na casa de banho.

É muito comum aparecer condensação e bolor em casas com mau isolamento e com um alto nível de humidade em toda a casa. E sim, a humidade numa casa de banho pode ter origem no andar debaixo ou em qualquer outra parte.

Quer eliminar a humidade e não sabe exatamente de onde vem?

 

Para poder aplicar um tratamento adequado ao problema é necessário determinar corretamente a causa e a origem, pois caso contrário não poderá ser resolvido devidamente.

Se pensa ter um problema de humidade contacte-nos, a empresa líder na Europa no tratamento de humidade há mais de 60 anos.

Peça um diagnóstico gratuito

Um dos nossos técnicos deslocar-se-á à sua residência, edifício ou estabelecimento comercial e procederá a um diagnóstico completo, gratuito e sem compromisso.

Peça um diagnóstico gratuito

Relacionados

Ponte térmica

A ponte térmica é um ponto ou área linear onde o calor é transmitido de melhor forma e pode levar a problemas de humidade por condensação. O isolamento tornou-se muito importante na poupança de energia e é uma componente forte no controlo de agentes externos, como a temperatura e a humidade, o que agora acrescenta […]

pontes de calor

Como se manifesta a condensação?   A condensação é um fenómeno natural muito comum nas casas. Mas por onde começa? Vejamos: é uma alteração de estado da matéria de gás em líquido. Num ambiente natural, a condensação é uma etapa central do ciclo da água: o vapor de água presente no ar transforma-se em orvalho em contacto […]

O verão é o momento ideal para as férias, mas também para remodelações. De acordo com um estudo realizado por vários portais de remodelaç~pes, a percentagem de pessoas que pretendem fazer alguma remodelação durante o verão aumentou exponencialmente. Os argumentos devem ser encontrados em dados clássicos e na nova situação gerada pela pandemia COVID-19. O […]

 Falar agora?