Os problemas de humidade dentro das nossas casas originam sempre grandes preocupações.
Os estragos causados pelo surgimento de humidade são inúmeros (e às vezes inestimáveis).
É por isso que queremos falar sobre as consequências da humidade em móveis e documentos que possa ter em casa.
Porque é que a humidade afeta, na grande maioria, os móveis da cozinha?
A humidade nos móveis da cozinha costuma aparecer no inverno, quando existe uma grande diferença entre a temperatura interna e externa de nossa casa.
Devido ao choque dessas duas temperaturas, ocorre um fenómeno denominado condensação, que dá origem a esse tipo de humidade.
Sabia que devido à própria atividade de cozinhar, esse choque é mais pronunciado na cozinha? Como pode imaginar, também são as suas consequências.
Se a sua cozinha não tiver ventilação adequada para extrair o excesso de vapor de água das paredes, tetos e janelas, irá originar humidade.
Mas o problema não acaba aí. Se não tratarmos do problema rapidamente, formar-se-á bolor nos diferentes espaços da cozinha, incluindo alimentos e materiais de armazenamento.
Mofo – o maior problema de humidade na sua cozinha.
A verdade é que, para além dos estragos que causa, pode ser prejudicial à sua saúde.
Embora possa aparecer em espaços diferentes, o mais comum é que ocorra em dois espaços bem específicos:
- Surge quando os pratos não são lavados diariamente e os resíduos permanecem na sua superfície. Certifique-se de esfregá-los e secá-los completamente antes de guardá-los.
- Se deixou restos de comida no lavatório, está a dar uma oportunidade única à humidade de crescer. Limpe bem os restos de comida para evitar muitos problemas.
De qualquer forma, tudo pode ser evitado com uma dose maior de higiene.
Como eliminar a humidade em móveis?
Uma das soluções mais comuns é usar tinta anti-mofo para limpar a mancha. No entanto, é uma solução estética e temporária.
Se a humidade fica dentro da parede e sofre a ação contínua de presença de água devido à humidade, voltará a aparecer até que a origem seja eliminada.
Ou seja, não importa quantidade de tinta anti-mofo que utiliza, pois a única coisa que acabará por desaparecer será o seu dinheiro.
A realidade é que a única maneira eficaz de eliminar a humidade é encontrar a sua fonte e eliminá-la.
Caso contrário, não importa quantas soluções mágicas utilize, a humidade voltará a aparecer.
E os documentos afetados pela humidade?
Os móveis podem ser substituídos, mas alguns documentos que temos nas gavetas, não.
Conforme a humidade numa casa aumenta, a deterioração de todos esses tipos de documentos também. Desta forma, o risco de perdê-los é muito grande.
Por isso, é muito importante atuar de maneira adequada para evitar problemas de humidade assim que surgirem os primeiros sinais.
Se neste momento sente que tem um problema de humidade em casa, o melhor é atuar agora!
Elimine a humidade nos móveis e salvaguarde os seus documentos com a Murprotec
Na Murprotec, temos o compromisso de ajudá-lo a reduzir ao máximo os problemas de humidade que surgem em sua casa.
Por isso, oferecemos gratuitamente um diagnóstico online, no qual um de nossos especialistas analisará a situação e indicará a forma mais adequada de agir.
Queremos acompanhá-lo passo a passo no processo da eliminação da humidade da sua casa e ter certezas de que poderá viver com mais saúde.