Chamada gratuita - das 08h00 às 22h00

Azulejos: “solução” contra a humidade

Mais um dia e temos a certeza de uma coisa: não queremos viver muito mais tempo com aquela mancha de humidade na parede. Não gostamos, é desagradável e também tem mau odor. Uma das dicas muito dadas é cobrir a mancha com azulejos bonitos que cobrem o problema. Bem, à primeira vista, parece uma boa ideia, mas nem tudo o que oculta é solução. 

colocar-azulejos-por-cima-da-humidade-murprotec

Querer eliminar um problema de humidade cobrindo-o com azulejos, é como querer varrer para debaixo de um tapete e esperar que a sujidade nunca mais apareça – algo impossível.

Sim, ao princípio o problema parece completamente resolvido a olho nu: a parede de azulejos exibirá a estética desejada, mas nada está mais longe da realidade. Este é um simples ato de encobrimento que criará uma série de problemas e investimentos que não teríamos se tivéssemos escolhido eliminar o problema na sua raiz.

Tapar a Humidade por Capilaridade com Azulejos

A humidade por capilaridade permanece sob os ladrilhos e continua com a sua ação. Dependendo da humidade ambiental ou da porosidade dos materiais existentes, a humidade pode continuar a espalhar-se por toda a divisão. Esta ação ultrapassa a barreira visual criada pelos azulejos, mostrando novamente as pinturas notoriamente desagradáveis, linhas de sal ou mofo. Esse tipo de humidade também é conhecido como ascendente, pois sobe pela porosidade dos materiais até encontrar um ponto de saída.

Se cobrirmos apenas uma área visualmente afetada (por uma mancha, por exemplo) com azulejos, a consequência usual é a progressão da humidade para outras áreas. Ou seja, a humidade continuará a existir e com ela as suas consequências prejudiciais para a saúde dos habitantes da casa.

Consequências

É importante relembrar que ao ligar a saída de humidade com os azulejos, o que fazemos é aumentar a ação negativa da mesma em relação ao ambiente. Desta forma todo o valor gasto com soluções não eficazes foi em vão. Nos casos mais graves, os danos à integridade estrutural da casa podem ser produzidos e tornar a casa  totalmente inabitáveis, além de vários casos em que a saúde de toda a família está em evidente risco.

Como vimos, para resolver problemas de humidade não vale meias medidas. Os “remendos” pontuais só pioram o problema. É por isso que a única solução que trabalha contra esse tipo de problema que afeta a estrutura das casas é resolvê-lo na sua origem, eliminando definitivamente o excesso de humidade, com os tratamentos apropriados.

Peça um diagnóstico gratuito

Um dos nossos técnicos deslocar-se-á à sua residência, edifício ou estabelecimento comercial e procederá a um diagnóstico completo, gratuito e sem compromisso.

Peça um diagnóstico gratuito

Relacionados

qualidade do ar ideal em sua casa

Nunca se preocupou tanto com a qualidade do ar em sua casa até março de 2020. O mundo mudou para sempre. Mesmo que nunca tivesse sido perfeito, porque todos os dias eramos bombardeados com notícias menos boas, mas simplesmente ignoravamos. Mas agora não. Agora sabemos que aquilo que estamos a passar não é algo sem importância, […]

O calor e o sol não são impedimento para a humidade

As altas temperaturas e o baixo nível de humidade relativa não impedem a existência de problemas de humidade. Parece que no início deste Outono está menos frio do que alguma vez foi recordado. Nas últimas semanas de outubro, e com a chegada do outono, muitas das cidades do norte de Portugal, ultrapassaram os 20ºC, e […]

Falsas verdades sobre a humidade

Aquelas terríveis manchas nas paredes e o cheiro insuportável são motivos pelos quais os problemas de humidade começaram a fazer parte de muitos remédios infalíveis e de uma boa quantidade de falsas verdades. A dura realidade é que o desconhecimento da origem da humidade e a sua verdadeira solução, originaram todo o ano, causam muitos […]

 Falar agora?