Chamada gratuita - das 08h00 às 22h00

Azulejos: “solução” contra a humidade

Mais um dia e temos a certeza de uma coisa: não queremos viver muito mais tempo com aquela mancha de humidade na parede. Não gostamos, é desagradável e também tem mau odor. Uma das dicas muito dadas é cobrir a mancha com azulejos bonitos que cobrem o problema. Bem, à primeira vista, parece uma boa ideia, mas nem tudo o que oculta é solução. 

colocar-azulejos-por-cima-da-humidade-murprotec

Querer eliminar um problema de humidade cobrindo-o com azulejos, é como querer varrer para debaixo de um tapete e esperar que a sujidade nunca mais apareça – algo impossível.

Sim, ao princípio o problema parece completamente resolvido a olho nu: a parede de azulejos exibirá a estética desejada, mas nada está mais longe da realidade. Este é um simples ato de encobrimento que criará uma série de problemas e investimentos que não teríamos se tivéssemos escolhido eliminar o problema na sua raiz.

Tapar a Humidade por Capilaridade com Azulejos

A humidade por capilaridade permanece sob os ladrilhos e continua com a sua ação. Dependendo da humidade ambiental ou da porosidade dos materiais existentes, a humidade pode continuar a espalhar-se por toda a divisão. Esta ação ultrapassa a barreira visual criada pelos azulejos, mostrando novamente as pinturas notoriamente desagradáveis, linhas de sal ou mofo. Esse tipo de humidade também é conhecido como ascendente, pois sobe pela porosidade dos materiais até encontrar um ponto de saída.

Se cobrirmos apenas uma área visualmente afetada (por uma mancha, por exemplo) com azulejos, a consequência usual é a progressão da humidade para outras áreas. Ou seja, a humidade continuará a existir e com ela as suas consequências prejudiciais para a saúde dos habitantes da casa.

Consequências

É importante relembrar que ao ligar a saída de humidade com os azulejos, o que fazemos é aumentar a ação negativa da mesma em relação ao ambiente. Desta forma todo o valor gasto com soluções não eficazes foi em vão. Nos casos mais graves, os danos à integridade estrutural da casa podem ser produzidos e tornar a casa  totalmente inabitáveis, além de vários casos em que a saúde de toda a família está em evidente risco.

Como vimos, para resolver problemas de humidade não vale meias medidas. Os “remendos” pontuais só pioram o problema. É por isso que a única solução que trabalha contra esse tipo de problema que afeta a estrutura das casas é resolvê-lo na sua origem, eliminando definitivamente o excesso de humidade, com os tratamentos apropriados.

Peça um diagnóstico gratuito

Um dos nossos técnicos deslocar-se-á à sua residência, edifício ou estabelecimento comercial e procederá a um diagnóstico completo, gratuito e sem compromisso.

Peça um diagnóstico gratuito

Relacionados

problemas de humidade

Os problemas de humidade têm diferentes fases de gravidade e requerem tratamentos diferentes. “Fases”, “procedimentos” e “prevenção” são termos muito importantes atualmente. A presença da COVID-19 levou-nos a procurar informações e mantem-nos, por sua vez, atentos às notícias. Um problema – a informação – que sempre nos acompanhou e desde o aparecimento da internet tem […]

A cozinha e as casas de banho são alguns dos lugares mais sensíveis a problemas de humidade. Estas duas áreas contêm as condições perfeitas para a produção de humidade, que surge de forma realçada comparativamente às outras áreas da casa. Isto pode tornar-se um problema grave.   Problemas de humidade na cozinha: por que são tão comuns?   Os […]

Infiltrações laterais causam estragos nas instalações e casas do norte de Portugal.   A autarquia de Braga comprometeu-se a investir nos problemas que afetam o jardim de infância dos Lamas da Freguesia. As instalações que acolhem as famílias mais pequenas da região são uma prioridade para proteger a saúde e prevenir problemas futuros. O clima […]

 Falar agora?