Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Qual é o nível ideal de humidade no inverno?

Inicio / Blog / Qual é o nível ideal de humidade no inverno?
Publicado pela
en Blog, Humidades

humidade

Agora que chega o inverno, é importante saber qual é o nível ideal para evitar problemas em casa. Mas sabe do que estamos realmente a falar?

Talvez se pergunte se é diferente da que se regista nas outras estações do ano

 

Sim, a taxa de humidade relativa recomendada é diferente

A diferença está no facto de a humidade exterior ser muito maior durante o inverno do que no verão, por exemplo. Mas não é o único fator a ter em conta, pois tanto a temperatura exterior como a interior têm uma grande influência na humidade relativa.

humidade relativa é calculada de acordo com a relação entre a percentagem de vapor de água que pode existir no ar e a quantidade que pode absorver. Vejamos o seguinte exemplo: uma humidade relativa de 65% significa que o ar contém 65% do máximo de vapor de água que uma temperatura pode absorver.

Fator importante a ter em conta

 

Para que a humidade relativa não represente um problema para a saúde e nos permita estar confortáveis, não deve ultrapassar uma certa percentagem, pois se tal acontecer será muito provável que apareçam, em casa, problemas de asma e alergias. Por outro lado, se a taxa for demasiado baixa pode causar doenças respiratórias, secar as membranas mucosas e provocar o aparecimento de excesso de pó, que também é muito prejudicial. É importante saber que em Portugal está entre os 50 e os 80% enquanto o rácio ideal está entre os 40 e os 70%.

Como podemos alcançar a taxa ideal de humidade?

 

Quer a taxa de humidade seja demasiado alta ou demasiado baixa, os nossos tratamentos podem ajustá-la, no entanto, deixamos alguns pequenos conselhos para que possa conseguir isso facilmente.

Se a taxa for inferior, é ideal que a suba adicionando mais humidade, mas o melhor é contactar-nos. Enviamos um técnico a sua casa para que lhe dê a melhor solução para o seu caso. Por outro lado, se o nível de humidade em casa é excessivo, deve baixá-la com os nossos sistemas e tratamentos. Ajuda ventilar bem a casa durante, pelo menos, 10 minutos por dia, e usar os sistemas que possa ter em casa para evitar humidade como, por exemplo, os exaustores.

No entanto, a melhor solução para acabar com as humidades em sua casa é contactar profissionais com uma vasta experiência no setor, e que sejam capazes de fornecer um diagnóstico completamente personalizado e adaptado ao seu caso.

Ligue-nos!

Entradas relacionadas