Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Pontes térmicas e humidade por condensação

Inicio / Blog / Pontes térmicas e humidade por condensação
Publicado pela
en Blog

Como é que a condensação se manifesta?

A condensação é um acontecimento natural muito comum nas casas. Mas como é que este surge? Vejamos: a condensação é uma alteração do estado da matéria de gás para líquido.

Num ambiente natural, a condensação é uma etapa central do ciclo da água. Ou seja, o vapor da água presente no ar é transformado em orvalho, estando em contato com as plantas e podendo ser disfarçado através das nuvens ou de várias outras formas (chuva, neve, gelo…).

humidade por condensação

Surgimento de humidade por condensação

Este acontecimento deve-se a dois fatores: à humidade absoluta do vapor de água e à temperatura.

Basicamente, quanto mais elevada é a temperatura, mais vapor de água poderá existir no ar. Quando o ar quente de uma área arrefece, a condensação entra em contato com a parede dessa mesma área. É exatamente isto que acontece quando se toma banho ou se cozinha. Ou seja, o vapor de água entra em contato com superfícies frias, como janelas, vidros ou paredes.

Outro problema que surge nas casas é o mofo. Este aparece graças à:

  • Presença de poros (caso mais usual);
  • Temperatura;
  • Humidade relativa na construção;
  • Qualidade da estrutura;
  • O tempo que demora até essas condições serem detetadas;
  • Pontes térmicas que podem causar mofo.

 

Humidade na casa devido a pontes térmicas

O que é uma ponte térmica?

É uma área onde exite uma alteração na resistência térmica. É um espaço do edifício onde o isolamento não cumpre a sua função (falha entre diferentes materiais, alteração na estrutura do telhado, descontinuidade do isolamento…). Isso causa uma descida na temperatura da superfície afetada e é essa diferença/choque da temperatura do ar que cria a condensação.

 

Onde é mais habitual aparecer humidade?

Geralmente, podemos verificar que a humidade surge maioritariamente nos cantos ou na junção das paredes, pisos e tetos, sendo estas áreas de pontes térmicas.

As pontes térmicas não são fáceis de evitar. Uma ponte térmica que está sobre uma superfície pequena ou pontual não terá um grande impacto, isto é, não será prejudicial. Uma área grande e / ou repetida deve ser tratada por ter problemas de condensação relacionados à ponte térmica.

 

Como combater a humidade por condensação?

Existem muitas soluções, embora às vezes sejam difíceis de implementar, desagradáveis, caras, ou até inúteis. A melhor solução é chamar profissionais no tratamento da humidade, como nós, para obter um bom diagnóstico. Na verdade, apenas um especialista pode diagnosticar corretamente o seu problema com segurança e propor soluções personalizadas e adaptadas de acordo com as suas necessidades.

Entradas relacionadas