Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Jardinagem à prova de humidade

Inicio / Blog / Jardinagem à prova de humidade
Publicado pela
en Blog

A jardinagem é um ótimo passatempo para praticar durante a pandemia COVID-19.

Jardinagem à prova de humidade

Trabalhar com plantas e flores pode ser uma grande ocupação neste tempo que passamos em casa. Não só iluminaremos a vida da nossa casa, como teremos uma ocupação saudável e com a qual nos divertimos.

Regar, cuidar, plantar são atividades que não parecem ser perigosas, e não são, mas podem trazer consequências para a nossa casa se não tivermos atenção a certos pormenores.

Ter plantas dentro de casa, ou um jardim ligado à nossa casa, aumenta a presença de água e as condições de condensação, dois dos requisitos para ter um problema de humidade.

A Murprotec, uma empresa líder no tratamento da humidade estrutural, oferece-nos uma série de dicas a ter em conta nos nossos projetos de jardinagem.

 

Esgotos e canalizações à prova de humidade.

 

Quer tenhamos um jardim ou plantas em casa, temos de regar e ser capazes de evacuar a água que sobrou da rega.

No caso de jardins maiores, temos de verificar se o excesso de água é evacuado pelos sistemas de drenagem. Com os jardins em casa, temos de estar cientes de que a água não sai dos vasos ou que se infiltra no chão ou nas paredes.

  • Dica Murprotec: Se notar pequenas poças de água fora da área do jardim, manchas ou maus cheiros nas paredes ou no chão, no caso de plantas interiores, poderá estar relacionado com um problema de humidade. Mantenha a área limpa e seca e deixe os profissionais realizarem um diagnóstico.

 

Condensação em áreas com plantas.

 

As plantas originam condensação natural devido ao seu metabolismo. Tal como nas nossas casas, quando tomamos banho ou cozinhamos, o excesso de vapor gerado deve ser evacuado por meios artificiais (extratores, exaustores, etc) ou pela ventilação natural da nossa casa.

Se dispomos de plantas dentro de casa, devemos ventilar corretamente a mesma e estar cientes de que as áreas anexas não estão encharcadas.

  • Dica Murprotec: Verificar as paredes perto dos jardins, especialmente aqueles que recebem menos luz solar, e os jardins ou plantas dentro da casa, pode permitir-nos antecipar a infiltração do excesso de água nas paredes e pisos. Se detetarmos poças, manchas ou maus cheiros devemos contactar os profissionais urgentemente.

 

Transplantes e material necessário.

 

Uma das atividades habituais de jardinagem são os transplantes e o fertilizante. Em ambas as atividades, devemos substituir o material orgânico que mais tarde devemos descartar.

Numa situação normal, livrar-se da terra descartada ou do excesso de composto é uma questão de minutos. Nesta situação podemos enfrentar restrições que nos obrigam a armazenar terra molhada ou fertilizante em áreas da casa. Estes, poderão ser uma fonte que origina humidade e pragas de insetos (formigas, afídeos, aranhas) que não são recomendadas.

  • Dica Murprotec: Se tiver de armazenar terra ou composto molhado, faça-o em áreas com boa ventilação e contacto direto com a luz solar. Se não tiver essa possibilidade e começar a notar um cheiro de humidade, é importante procurar possíveis fontes de humidade.

 

A jardinagem é um grande passatempo nestas semanas, mas contém certos riscos. Sempre que lidamos com água, estamos expostos a problemas de humidade. Se encontrarmos um deles, o melhor é sempre recorrer a profissionais no tratamento da humidade.

 

Entradas relacionadas