A humidade por infiltrações laterais é um problema, mesmo que não chova.
Um dos falsos mitos, que mais preocupa os especialistas na luta contra a humidade, é que “não há fugas onde não chove”.
É verdade que a chuva intensa e a falta de drenagem são duas formas principais de a água atravessar as paredes e gerar uma humidade tão irritante, devido a fugas. No entanto, há outras razões pelas quais pode haver água nas nossas paredes.
Canos e esgotos.
Os sistemas através dos quais os fluxos de água são sempre suscetíveis de se partir ou deteriorar. Mas também é de notar que os canos e tubos devem lidar com a variabilidade da água através da utilização ou por efeitos como a condensação típica de inverno e primavera de madrugada (o orvalho matinal clássico).
Um cano ou esgoto mal conservado, ou esquecido, pode permitir a passagem da água e criar um problema de humidade a partir de infiltrações laterais.
Obras que afetam o terreno.
A remoção do solo é um efeito lógico quando ocorre nova construção ou manutenção. Mesmo que não tenha chovido nos últimos dias, mudar o substrato pode causar água armazenada ou separada das nossas paredes por aquela massa de terra, acedendo às paredes.
Este é um caso comum em garagens e caves que estão perto de obras.
Condensação descontrolada.
A ação das máquinas de ar condicionado, orvalho matinal ou diferenças de temperatura em determinados pontos pode levar a que os volumes de água infiltrem as paredes. Ter guardas cobertos, áreas jardinadas ou receber sol muito direto durante várias horas, pode ser uma boa ação preventiva da Lua.
Infiltrações laterais: um problema com uma única solução.
As infiltrações laterais são comuns em locais com chuvas elevadas. Podem ser detetados em edifícios com manchas nas paredes perto de massas de terra. O cheiro a humidade, a deterioração dos revestimentos e as falhas no sistema elétrico são também problemas comuns.
São também humidades, que podem ser derivadas de outras duas origens da humidade: capilaridade e condensação. Há alturas em que é difícil distingui-los.
Uma das soluções mais comuns encontradas pelos técnicos da Murprotec, uma empresa líder em tratamentos de humidade, são as tintas anti-humidade. “Não são uma solução. Podem até tapar o verdadeiro problema“, argumentam. “Uma vez detetado, e removida a origem da humidade, pode ser um produto útil para se afastar de outras fontes de água ou de problemas específicos, mas nunca é uma solução definitiva.”
A humidade por infiltrações laterais também tem uma nota de rodapé que não deve ser negligenciada. Normalmente encontramos este tipo de humidade em áreas de apoio: caves e garagens. Paredes que devem suportar o resto da propriedade.
Um problema de infiltração lateral pode levar à humidade estrutural.
Quando a humidade afeta a durabilidade da estrutura, as opções de solução são drasticamente reduzidas. Quando os materiais de sustento perdem as suas características de suporte, a redução torna-se uma das primeiras opções.
Mesmo que não chova, não podemos esquecer que a água está sempre presente. Um problema de humidade por infiltrações laterais pode ser um verdadeiro pesadelo que nos impede de desfrutar da nossa casa.