Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

A humidade é o coronavírus da sua casa.

Inicio / Blog / A humidade é o coronavírus da sua casa.
Publicado pela
en Blog

A humidade é um fator de risco para a saúde da sua casa e da sua família.

A humidade é o coronavírus da sua casa.

No progresso da pandemia COVID-19, continuam a surgir dados que nos ajudam a compreender a incidência do vírus e o seu comportamento. Um dos fatores determinantes na infeção é a presença de outras doenças.

As nossas casas também trabalham com essa analogia, uma casa doente é mais suscetível a danos e perda de eficácia na nossa proteção e isolamento.

 

De que forma é que o estado da minha casa afeta a saúde da minha família?

 

Uma pergunta que, com a presença do coronavírus, se tornou especialmente importante. A nossa casa tem várias funções: proteger-nos, abrigar-nos e proporcionar-nos conforto. Fatores essenciais que influenciam o nosso modo de vida, o conforto e, claro, a nossa saúde.

Qualquer doença presente na casa afeta materiais ou instalações de construção e pode representar um risco para a saúde e também para as despesas.

 

Quais são as doenças mais comuns nas casas?

 

Há muitos fatores que podem influenciar o estado da nossa casa. Os mais comuns são o tempo. Chuva, calor, frio ou vento são fatores que ameaçam constantemente a saúde da nossa casa.

Estes elementos desgastam e deterioram a durabilidade dos materiais e tornam as paredes mais propensas a receber algumas das doenças habituais do agregado familiar.

Fissuras, pequenos deslizamentos de terra, danos e a humidade omnipresente, são alguns dos sintomas de uma casa doente.

Habituámo-nos a ver manchas de humidade como um aspeto mais relacionado com as fachadas de alguns edifícios.

Na Murprotec estudamos a humidade há mais de 60 anos e de que forma afetam a durabilidade e a força dos edifícios.

Tendemos a pensar que a humidade é uma consequência lógica do ciclo de vida dos edifícios, mas a verdade é que é um sinal de que a propriedade tem alguma doença.

Estudos realizados por vários portais arquitetónicos e imobiliários revelam que a presença de humidade pode reduzir, até 30%, a durabilidade dos materiais.

 

Vigilância, diagnóstico e prevenção.

 

Os sintomas de humidade são como os de qualquer doença. No início, são apenas irritantes, mas se os deixarmos ser, podem tornar-se um grave problema de saúde.

Os nossos dados mostram que a grande maioria da humidade estrutural (humidade que afeta a estabilidade da parede) provém de uma pequena humidade não tratada.

A monitorização dos sintomas de humidade não deve excluir diagnósticos profissionais.

Um dos problemas mais comuns é pensar que o mau cheiro, as manchas nas paredes ou a condensação são apenas problemas estéticos, mas se não detetarmos a origem de todos esses sintomas, podemos enfrentar um problema estrutural no futuro.

Um diagnóstico profissional não só nos ajuda a procurar o remédio para a doença, como também nos fornece ferramentas para prevenir problemas futuros.

 

Na Murprotec temos ciente:

Assim como recorremos a profissionais médicos para cuidar da nossa saúde, devemos recorrer a profissionais de humidade para cuidar da saúde da nossa casa.

A saúde das nossas casas é essencial para enfrentarmos os desafios que temos pela frente.

Entradas relacionadas