Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Falsa informação aliada à humidade

Inicio / Blog / Falsa informação aliada à humidade
Publicado pela
en Blog

A falsa informação e as fraudes podem ser mais prejudiciais do que o verdadeiro problema.

Falsa informação

No meio da pandemia COVID-19, e embora na Europa comece a ser controlada, as notícias falsas e as fraudes espalham-se.

Em muitos casos, este tipo de notícias são enganos não-cépticos ou textos retirados do contexto que só têm o objetivo de obter algumas mais visitas.

Na Murprotec temos lutado contra notícias e falsas informações há vários anos que só aumentam os perigos da humidade.

O conhecimento popular e as soluções caseiras têm o seu propósito, mas não podemos recorrer a essas soluções quando temos um problema real.

 

A fonte de informação é essencial.

 

Algo que as agências governamentais de todo o mundo já tiveram de repetir o suficiente: qualquer notícia fora dos meios de comunicação oficiais deve ser correspondida e vista de forma suspeita.

Houve milhares de notícias relacionadas com a COVID-19 que foram retiradas nas primeiras horas. A falsa informação, a falta de seriedade e a falta de contraste levaram mesmo a ter de lidar com notícias que colocavam a Itália como o primeiro país na posse de uma cura.

No caso da humidade, as fontes de informação são muito diversas. Conhecimento popular, palavra de boca como “Saí-me muito bem com…” são muito perigosas.

Um dos fatores fundamentais para prevenir e combater a humidade é saber a sua origem. Um erro de diagnóstico ou uma solução falhada podem ser muito prejudiciais no futuro. Confiar num diagnóstico profissional é a única forma de ter informação comprovada.

 

Soluções milagrosas.

 

Outro dos focos comuns nas fraudes são aqueles que atacam a nossa credulidade. Pensar que a água quente cura o vírus, que a lixívia é um bom remédio ou que mesmo a nicotina protege contra a COVID-19 tem sido notícia de que as redes têm estado por perto.

Fraudes comuns que rodeiam humidade desde sempre. O uso de bicarbonato, sal ou limão, que são capazes de eliminar (ou personificar) odores, no entanto falou-se que também é capaz de eliminar a humidade. Uma conclusão falsa e muito perigosa.

A única maneira de eliminar a humidade é atacando o seu ponto de origem. Nenhuma solução caseira é capaz de o conseguir por si só.

 

Produtos definitivos.

 

Finalmente, outra fonte eterna de falsa informação e fraude são os chamados “produtos milagrosos”.

Objetos, medicamentos ou aparelhos que prometem eliminar todos os problemas por um preço muito baixo.

Casos graves como o das máquinas de ozono, ainda na lista “a observar” dos organismos competentes, o de tratamentos médicos ou mesmo a controvérsia com máscaras e luvas definem perfeitamente este tipo de informação.

Mais uma vez, a única maneira de eliminar a humidade está na sua origem. Qualquer produto que prometa eliminar a humidade com uma aplicação simples é um sinal de aviso. Há muitos produtos que podem mascarar ou cobrir sintomas de humidade, ambas más soluções para o futuro.

 

A informação mais precisa e verdadeira está sempre nas mãos dos profissionais, recorrer a eles quando mais precisamos é a melhor decisão.

 

Entradas relacionadas