Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Ponte térmica – um desafio para a poupança de energia

Inicio / Blog / Ponte térmica – um desafio para a poupança de energia
Publicado pela
en Blog

A ponte térmica é um ponto ou área linear onde o calor é transmitido de melhor forma e pode levar a problemas de humidade por condensação.

Ponte térmica

O isolamento tornou-se muito importante na poupança de energia e é uma componente forte no controlo de agentes externos, como a temperatura e a humidade, o que agora acrescenta uma preocupação extra com o controlo de condições saudáveis (devido à pandemia COVID-19).

 

As velhas gotas nas janelas.

 

Quando o outono chega, estas gotas habituais, especialmente em climas mais frios, que se formam nas caixilharias de alumínio das janelas, são uma consequência direta da ponte térmica.

Temperaturas baixas e humidade relativa elevada no interior da casa resultam em condutividade diferente de vidro (cristal) e alumínio (moldura) criando condensação irritante e perigosa.

O excesso de humidade que para além de causar problemas no nosso orçamento – derivado a despesas de aquecimento elevadas – pode também afetar a nossa saúde. Por alguma razão a humidade é classificada como um elemento agravante para doenças respiratórias (comuns nos meses de outono e inverno).

 

Soluções inteligentes e eficientes.

 

Investir na melhoria do isolamento e das instalações é uma medida eficaz, mas que não nos pode impedir de olhar para um detalhe importante:

E se a humidade já estiver presente na casa?

A humidade afeta um em cada três edifícios de acordo com estudos de vários portais imobiliários.

Quando analisamos a eficiência energética, devemos procurar o equilíbrio entre protegermo-nos de condições externas e internas. O isolamento é muito importante, pois funciona como um sistema de extração ou renovação de ar.

Um ponto muito importante que nos faz conhecer de perto os fatores que podem levar à humidade por condensação.

A maior parte da condensação que geramos em casa é derivada de ações do dia-a-dia, como cozinhar ou tomar banho.

A capacidade da nossa casa para evacuar o excesso de humidade é fundamental para não acabar por ter de lidar com um problema de humidade no futuro.

No outono é mais comum encontrarmos estes problemas, pois ainda presenciamos temperaturas máximas elevadas, no entanto os mínimos baixam. Essa diferença térmica com um mau isolamento ou um mau sistema de evacuação é uma porta de entrada para a humidade.

 

Primeiro elimine a origem da humidade e depois pense no isolamento.

 

Ao resolver os problemas de humidade todas as variáveis devem ser tidas em conta. Evitar flutuações de temperatura através de ruturas de pontes térmicas é uma delas.

No entanto, para evitar o reaparecimento da humidade, é necessário tratar a sua origem.

Muitas vezes encontramos soluções isolantes que não têm em conta a humidade. Por isso, precisamos de analisar todos os fatores que influenciam o aparecimento da humidade.

No caso da humidade por condensação, devem ser avaliadas variáveis como: materiais, evacuação e renovação do ar.

 

Nos nossos diagnósticos gratuitos analisamos estes e outros fatores importantes.

Uma casa sustentável e energeticamente eficaz é a chave para um futuro mais saudável, mais verde e seguro.

 

 

Entradas relacionadas