O excesso de humidade não é bem-vindo nas casas pois acarreta dados tanto a nível da saúde como nos valores gastos em aquecimento e reparações ineficazes. O mais importante para que o problema fique rapidamente resolvido é conhecer quais os sintomas da humidade e a sua origem.
Tipos de Humidade
Humidade por Condensação
A Humidade por Condensação é causada pela incapacidade da casa eliminar o vapor de água que é gerado pela atividade diária (cozinha, higiene) e pelas diferenças de temperatura entre o interior e o exterior da casa. Alguns sintomas de problemas da Humidade por Condensação são:
● Mofo e manchas nas paredes e/ou nas roupas.
● Janelas e espelhos embaciados.
● Cheiro a mofo.
● Formação de cogumelos.
Humidade por Capilaridade
Outra razão para o aparecimento da humidade é a capilaridade. Este tipo de humidade deriva do aumento de água da terra que circunda a casa (geralmente do subsolo) que se entranha no material de construção, aproveitanto a porosidade e a permeabilidade dos materiais de construção. Os sintomas que indicam Humidade por Capilaridade podem ser:
● Tinta descascada.
● Salitre nas paredes.
● Paredes molhadas.
● Mau funcionamento de outros elementos (cabos, canos, etc.)
Humidade por Infiltração
Por último, a terceira razão para o aparecimento de humidade em casa e na garagem são as infiltrações. Neste caso, ocorre porque as paredes da casa estão em contacto com a terra húmida que circunda a casa, de modo que a água é filtrada pelo material poroso das paredes da casa. Os sintomas característicos da Humidade por Infiltração são:
● Danos no mobiliário da casa.
● Inundações em algumas divisões.
● Danos nos aparelhos e instalação elétrica.
● Deterioração da estrutura do edifício.
Em todos os casos, se os sintomas forem detetados rapidamente pode impedir de piorar o aumento de humidade e, assim, evitar problemas de higiene, como os maus odores, o aparecimento de fungos, mofo ou o aparecimento de insetos relacionados com os ambientes húmidos. Também serão evitados problemas de saúde incómodos, como aqueles relacionados a alergias a ácaros ou condições respiratórias derivado da humidade. E, finalmente, evita-se gastar parte do orçamento em soluções parciais que não resolvem o problema desde a raiz.
Se detetar um ou mais destes sintomas, recomendamos que entre em contato com especialistas que podem ajudar a diagnosticar a origem da humidade e aconselhá-lo sobre a melhor solução para que a sua casa esteja segura, de uma vez por todas, de problemas desconfortáveis que afetam a sua saúde, higiene e finanças.