Muitas famílias transformam as suas caves em salas de jogos para os mais pequenos lá de casa, num escritório ou sala de estudo para os adultos, ou até mesmo num espaço de lazer para receber amigos ou família.
No entanto, em muitos outros casos e casas, as caves são espaços utilizados para arrumação. É aí que ficam as caixas acumuladas, os objetos armazenamos e que não queremos deitar fora, porque nos trazem memórias ou até porque achamos que um dia poderemos vir a utilizá-los de volta ou dar a alguém.
Quando começamos a encher a nossa cave desse género de coisas, chegamos a uma altura que é difícil controlar a organização ou o espaço que ainda nos resta. Quando chega a hora de limpar a situação torna-se ainda mais complicada e, por consequência, há espaços da cave onde não conseguimos limpar.
É passado uns tempos que começamos a ser surpreendidos por cheiros desagradáveis a humidade nos armários, caixas de cartão molhadas ou paredes cheias de mofo, onde parte do revestimento se encontra no chão.
Mas de onde vem toda essa humidade?
As caves encontram-se no subsolo e por isso, não é possível ser feita a ventilação adequada, visto não haver janelas para tal, o que poderá indicar que encontrou água vinda do exterior.
Contudo, podemos verificar que não existe nenhum cano roto para isso acontecer.
Mas então de onde vem o problema?
De baixo dos nossos pés. O excesso de humidade nas caves surge da terra que rodeia o terreno. O terreno exerce tanta pressão sobre as paredes da casa que empurra a água para dentro da construção do edifício. Quando isto acontece, os técnicos conseguem diagnosticar que há um problema de humidade estrutural por infiltração, devido a essa mesma pressão que é exercida pela terra do exterior, nas paredes da casa, possivelmente devido à falta de impermeabilização da casa.
Nesse caso, o revestimento começa a cair, a sensação de frio começa a aparecer, as despesas de energia começam a aumentar no final do mês, e pior ainda, as paredes ficam danificadas, comprometendo a sua capacidade de carga.
As caves transformam-se em espaços sombrios com um aspeto desagradável, devido à humidade que vem do exterior.
Como resolver?
Para podermos resolver esta situação e tornar a nossa cave um recanto agradável, é necessário isolar a mesma do solo.
No entanto, não precisamos de entrar em pânico, pois nos tratamentos da Murprotec não é necessário retirar a terra nem utilizar máquinas pesadas ou grandes obras, pois não é preciso impermeabilizar o exterior.
As excelentes soluções propostas pelos especialistas da Murprotec para eliminar a humidade por infiltração, protegem os danos nas paredes, previnem a queda do revestimento ou da pintura e também das temperaturas em casa.
Resumidamente, as caves podem ser um espaço mais cómodo com a ajuda da Murprotec. Deixe o medo para trás e solicite um diagnóstico gratuito.