Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

As cozinhas têm muito a dizer sobre a humidade

Inicio / Blog / As cozinhas têm muito a dizer sobre a humidade
Publicado pela
en Blog

As cozinhas desempenham um papel essencial no nosso modo de dia a dia, assim como na forma como organizamos o tempo em casa.

As cozinhas e a Humidade
Estatísticas indicam que nos países mediterrânicos é a segunda área mais utilizada e, em algumas regiões, a primeira. A vida familiar, o ato de cozinhar e as novas tendências de estilo de vida saudável fazem das cozinhas um elemento chave nas nossas casas.

 

Cozinha: muita influência, pouco espaço.

 

Embora a cozinha ocupe um lugar importante nos nossos hábitos nem sempre têm um grande espaço nas casas. Este facto característico revela que passamos muito tempo num espaço pequeno.

Além disso, a cozinha é um dos dois espaços da casa (o outro é a casa de banho) onde a nossa atividade produz condições que alteram as características da casa.

O ato de cozinhar produz uma grande quantidade de vapor, que se converte em condensação e produz as condições ideais para lidarmos com problemas de humidade.

 

Novas tendências na vida e na arquitetura.

 

Em estudos revelados por profissionais do setor, a cozinha é a fonte de mais de metade da humidade que ocorre dentro de casa.

Há muitos fatores que fazem das cozinhas o local ideal para produzir humidade. Cozinhar, espaço, a presença de alimentos ou sistemas como os extratores são fundamentais para percebermos como é que a humidade é produzida.

Era comum encontrarmos humidade nas cozinhas, quase sempre como resultado de fugas na canalização ou condensação mal evacuada. Atualmente, encontramos sinais mais difusos devido a mudanças nos hábitos de distribuição e estilo de vida.

 

Cozinhamos mais e vivemos em espaços mais abertos.

 

Duas tendências claras na forma como vivemos e que a pandemia COVID-19 está a reforçar.

A atenção a uma dieta saudável e sustentável leva-nos a dedicarmos mais tempo à cozinha. Mais tempo na cozinha significa mais condensação para evacuar.

A ventilação é um fator-chave para combater a humidade por condensação. Contudo, nem sempre ventilamos corretamente e, em certas ocasiões, a nossa casa não tem condições de remover naturalmente a condensação total.

A distribuição feita na construção das casas também mudou nos últimos anos.

Agora preferimos cozinhas abertas, espaços abertos que nos permitem mover-nos sem obstáculos. Isto faz com que os sinais habituais de condensação se espalhem e dificultem o diagnóstico.

Em cozinhas reduzidas ou isoladas é mais fácil determinar a origem da humidade. Em espaços mais abertos, os sinais podem ser confusos ou podem complicar a deteção da fonte de humidade.

Um fator ao qual se acrescenta o uso cada vez mais comum de desumidificadores.

Em espaços mais abertos, o uso destes dispositivos perde eficiência. Além disso, os desumidificadores disfarçam o efeito da humidade e não acabam com a sua origem.

 

Acabar com os problemas de humidade nas nossas cozinhas é essencial para a saúde da nossa casa e da nossa família. Deixar esse trabalho na mão dos profissionais é muito mais sensato do que recorrer a soluções parciais.

Entradas relacionadas