Em muitas ocasiões, não percebemos que a humidade é um verdadeiro problema que ameaça o nosso bem-estar e de toda a nossa família, até vermos as manchas que assolam as nossas casas.
O problema é que, até que essas manchas apareçam, esquecemo-nos de tomar as medidas preventivas que nos protegeriam de sofrer perante a humidade.
Portanto, queremos propor um Desafio Murprotec.
Tem coragem de fazer de tudo para evitar humidade em casa neste 2021?
Para isso preparámos 10 dicas que pode aplicar a partir de hoje e que vão ajudar a evitar que apareça humidade! Comece agora antes que seja tarde demais.
10 dicas para evitar humidade em casa:
Poderá ver que muitas das dicas que vai ler parecem insignificantes e que não exigem muito esforço. Mas lembre-se que a solução — quase sempre — está nos pequenos detalhes.
1. Abra as janelas e ventile a sua casa.
Esta não é apenas uma questão que deve levar em consideração para evitar a humidade. Ventilar a sua casa irá ajudá-lo a manter uma qualidade do ar ideal para não contrair algumas destas doenças:
- As principais causas do seu aparecimento são: a exposição à humidade, ácaros e alérgenos de fungos.
- Alergias, rinite e dermatite: pode encontrá-los com muito mais frequência em casas fechadas, onde há acumulação de ácaros, alérgenos ou humidade.
- Sinusite e infeções pulmonares, como bronquite: o fumo do cigarro e o ar poluído podem irritar e inflamar os pulmões e as vias nasais, originando essas doenças.
- Os ossos, músculos e articulações: a humidade e a qualidade do ar causam aumento da dor em algumas pessoas com doenças reumáticas.
- A má qualidade do ar pode levar a doenças por infeção do trato respiratório inferior, ou seja: traquéia, pulmão, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Isto pode complicar especialmente se o paciente for pessoa de grupo de risco.
O ideal é ventilar a casa duas ou três vezes por dia. No verão, deixe as janelas abertas nas horas de menor exposição ao sol.
No inverno sabemos que pode custar um pouco mais, por isso recomendamos que os quartos sejam ventilados por pelo menos 20 minutos.
2. As plantas são uma boa opção, mas não em exagero.
Embora seja verdade que as plantas podem melhorar a qualidade do ar se não pudermos pagar um filtro de ar, as plantas podem aumentar a humidade interna de sua casa e, portanto, originar uma humidade que prejudica a sua família.
Ter algumas plantas pode ser bom, mas o ideal é não transformar a sua casa numa floresta.
Existem plantas que secam o ar e outras que o tornam mais húmido, então, seja qual for a sua decisão, certifique-se de manter a sua casa bem ventilada.
Plantas que absorvem o excesso de humidade:
- Spathiphyllum – não apenas absorve o excesso de humidade, mas também elimina esporos de fungos e ajuda a equilibrar a temperatura.
- Coffea – absorve a humidade e dá um cheiro tropical quando floresce.
- Myrtus – contribui para o microclima da sua casa e limpa os micróbios do ar.
- Laurus nobilis – a planta da qual as folhas de louro são extraídas.
- Limoeiros – Cheira bem quando floresce e absorve o excesso de humidade.
3. Estender a roupa no exterior
A roupa assim que saem da máquina de lavar expulsa humidade para o ambiente e se ainda a pendurarmos dentro de quatro paredes nas quais não há ventilação, torna-se um caso ainda pior.
Estender a roupa no exterior não só ajudará a evitar a humidade em sua casa, mas também dará à casa um certo fresco.
Se não consegue estender a roupa no exterior, o ideal é ter uma secadora que ajude a evitar ao máximo a humidade.
4. Coloque um exaustor na casa de banho
Como regra geral, as casas de banho são à área mais húmida da casa.
Colocar um exaustor na casa de banho pode evitar problemas e melhorar a qualidade do ar no ambiente.
A solução mais económica? Pode sempre ventilar com um ventilador após cada banho, mas um exaustor é sempre recomendado.
Para além disso, para evitar a humidade na casa de banho, recomendamos também que tome banhos curtos. Quanto menos exposição à humidade houver, menos hipóteses tem de aparecer.
5. Ligue o exaustor quando cozinhar
O mesmo acontece com a cozinha. Enquanto preparamos as refeições, é originada uma humidade que, se não tiver saída própria, acabará por afetar a sua casa.
Por isso, recomendamos sempre que ligue o exaustor para evitar problemas e, se tiver oportunidade, abra a janela para uma melhor ventilação.
6. Programe o “seco” no ar condicionado
O modo seco do seu ar condicionado pode ajudar a prevenir a humidade na casa.
Além de servir como desumidificador, auxilia na climatização das residências. Embora não seja um sistema de ar condicionado propriamente dito, podemos reduzir a temperatura e a humidade da divisão.
O modo seco reduz a velocidade da ventilação para que seja resfriada e por sua vez reduz a humidade do ambiente.
7. Use termostatos para regular a temperatura
As suas funções de regulação da temperatura permitem-nos também controlar a humidade da divisão, pelo que pode ser uma ferramenta muito útil para mantermos a nossa casa livre de humidade.
Como se costuma dizer, informação é poder. Portanto, ter um controlo diário de como está sua casa permitirá que antecipe os problemas ao menor sinal.
8. Verifique as canalizações
Tudo o que tem a ver com água deve ser verificado para evitarmos problemas na canalização e consequentemente, humidade.
Por isso, recomendamos que de vez em quando consulte um profissional que possa ajudá-lo a verificar possíveis problemas de infiltração.
Prevenir é melhor do que remediar.
9. Use absorventes em armários e quartos pequenos
É um gesto tão pequeno que parece não afetar o nosso dia a dia, mas a realidade é que os absorventes em armários e quartos pequenos, principalmente com pouca ou nenhuma ventilação, podem ser uma grande ajuda na prevenção da humidade.
10. Feche as portas das salas húmidas
Já mencionámos que a casa de banho e a cozinha são as áreas com mais humidade na casa.
Portanto, uma das coisas que pode fazer é fechar as portas no momento em que as mesmas estão a originar vapor de água. Isto é, enquanto toma banho ou cozinha.
Desta forma, poderá minimizará a propagação da humidade para o resto da casa.
E se já tiver humidade em casa?
Se sim, entre em contato com a Murprotec.
Faremos um diagnóstico online gratuito que nos permitirá identificar o tipo de humidade que está presente na sua casa e indicar a melhor estratégia para eliminá-la.
Junte-se ao desafio! Por um 2021 com nenhuma casa com humidade.