Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Inimigos invisíveis do outono

Inicio / Blog / Inimigos invisíveis do outono
Publicado pela
en Blog

A COVID-19 não é o único inimigo invisível que atualmente ameaça a nossa saúde.

Inimigos invisíveis do outono

A chegada do outono, da chuva e das baixas temperaturas não só faz regressar as roupas quentes, as botas e os guarda, mas também alguns elementos conhecidos como a gripe, o bolor ou os ácaros. Estes aproveitam-se das melhores condições da humidade presente no outono para tornar as coisas um pouco mais difíceis para nós.

O nosso corpo está cheio de microrganismos que ajudam o nosso metabolismo e os processos como a digestão ou o trânsito intestinal. Mas nem todos estes organismos invisíveis são nossos amigos. Algumas das doenças típicas do outono são causadas por alguns organismos, bastante comuns, que com o advento do mau tempo aumentam a sua presença.

 

Ajudamo-lo a conhecê-los melhor e a darmos-lhe algumas dicas sobre como combatê-los da melhor forma.

 

Ácaros do pó: aracnídeos invisíveis.

 

Os ácaros, como muitos aracnídeos, preferem ambientes húmidos e de temperaturas moderadas (em ronda dos 21º). A presença destes organismos é muito nas casas é muitas vezes reduzida a espaços específicos que satisfazem estas condições. É por isso que podem aparecer em têxteis (como a roupa que não seca completamente) ou em espaços geralmente mais húmidos, como casas de banho ou cozinhas.

Apesar de terem uma má reputação, a realidade é que os ácaros do pó não mordem nem transmitem doenças. Embora alguns dos elementos presentes no metabolismo ou no corpo desses inimigos, os mesmos podem causar alergias e doenças como rinite ou dermatite.

  • Dica Murprotec: Os ácaros não podem ser completamente eliminados, mas podem ser mantidos sob controlo se tivermos um sistema de controlo de humidade no ar, como o nosso centro de tratamento de ar, que também filtra o ar dos produtos alergénios.

 

Mofo: um fungo muito presente.

 

O mofo compreende um conjunto de espécies de fungos que crescem sob a forma de filamentos. Desenvolvem-se em ambientes quentes e de alta humidade. Além disso, são sensíveis à luz, por isso não ficam muito confortáveis com a luz solar direta.

Tal como acontece com os ácaros, o bolor, por si só (a menos que o ingerimos) não é prejudicial. Os seus esporos, no entanto, causam alergias e agravam algumas doenças, especialmente as doenças respiratórias.

Ao confrontar-se com este microrganismo, é essencial eliminar as condições que promovem a sua proliferação.

  • Dica Murprotec: além de detetar a origem da humidade a partir da qual o mofo se alimenta, é muito importante não pintar em cima do mesmo, pois a escuridão favorece a sua proliferação. Lembre-se: remova a fonte de humidade!

 

Gripe: o segundo vírus mais procurado.

 

A humidade faz com que as defesas baixem e é um perigo para as pessoas com doenças respiratórias indicadas anteriormente.

Os ambientes húmidos já foram classificados como arriscados em vários relatórios da OMS sobre doenças respiratórias. Um ambiente quente e estável em casa melhora a capacidade de defesa do nosso corpo e impede-nos de gastar energia desnecessária.

  • Dica Murprotec: Ambientes húmidos em casa podem ser originados pela nossa atividade diária. Se a casa de banho ou a cozinha não tiverem bons sistemas de extração, a humidade pode proliferar e representar um sério problema para a nossa saúde.

 

Proteger a nossa saúde contra inimigos invisíveis também faz da nossa casa um forte impenetrável.

 

Entradas relacionadas