Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

A humidade é muitíssimo mais do que apenas uma mancha feia na parede

Inicio / Blog / A humidade é muitíssimo mais do que apenas uma mancha feia na parede
Publicado pela
en Blog

humidades

Já sabemos que a humidade é muito mais perigosa do que pensamos, pois pode comprometer seriamente as estruturas dos edifícios, sem contar com os inúmeros agentes patogénicos que podem levar ao surgimento de alergias e doenças respiratórias.

Como pode ver, a humidade é muitíssimo mais do que apenas uma mancha feia na parede

 

É possível que não lhe seja possível determinar se vê uma mancha, se tem ou não um problema de humidade, mas não se preocupe, para esse efeito, pode solicitar de forma gratuita o nosso diagnóstico on-line, que lhe será realizado gratuitamente por um dos nossos profissionais se preencher este formulário.

Mas a humidade não afeta apenas as nossas casas e garagens

 

Infelizmente, pode aparecer em qualquer lugar, seja a sua casa, uma garagem ou um escritório. Nestes espaços é muito preocupante devido ao elevado número de efeitos negativos que pode ter, mas, se falamos de outro tipo de edifícios, o problema pode ser muito pior.
Em monumentos e edifícios históricos, os danos que a humidade pode gerar, além dos já referidos, são de valor incalculável. Ter um problema de humidade num mosteiro do século XII pode causar danos irreparáveis num património histórico.

Que efeitos pode ter a humidade num edifício histórico?

 

Os danos que esta patologia da construção pode causar podem ser de valor incalculável:
Caso se trate de um pavimento particularmente húmido (embora isso possa acontecer sem que o seja), a humidade pode subir para as paredes, danificando os revestimentos do exterior. O interior pode também ser seriamente afetado, podendo apresentar fissuras na parede, queda de azulejos, danos nas escaiolas ou goteiras. Além do puramente estético, podem surgir bactérias, mofo e maus odores causadospela podridão dos materiais.

A fachada também será muito afetada pelos seus efeitos. Algumas das consequências podem ser manchas e aparecimento de salitre, bem como desprendimentos ou ruturas. A capilaridade pode causar estragos se o material for poroso ou não possuir impermeabilização adequada.
Perda de um património histórico que, em muitos casos, não pode ser recuperado: em muitas situações a humidade pode afetar painéis e pinturas, paredes … e muitas vezes são perdas imateriais que são impossíveis de recuperar.
O melhor é agir racionalmente

Nos casos em que seja detetada humidade em algum monumento ou edifício histórico, o melhor é entrar o mais rápido possível em contacto com profissionais com uma vasta experiência que possam aplicar os melhores tratamentos.

Entradas relacionadas