Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Tipos de humidade

Inicio / Tipos de humidade

A origem da humidade

Diagnosticar corretamente a origem da humidade é o primeiro passo para encontrar uma solução. A humidade pode ter a sua origem na condensação (humidade ambiental), na capilaridade (humidade ascendente) ou em infiltrações laterais (caves, adegas, vivendas e habitações em semicaves, garagens...).

A MURPROTEC propõe soluções de eliminação da humidade de forma definitiva e garantida. Os nossos especialistas ajudá-lo-ão de forma gratuita e sem compromissos a identificar qualdestes tipos de humidade afeta as paredes e os tetos da sua vivenda ou habitação, indicando-lhe a solução mais adequada em cada caso para eliminar a humidade para sempre.

Humidade por condensação

A atividade diária (tomar duche, cozinhar, máquinas de lavar, máquinas de secar,...) e a ventilação deficiente das vivendas produzem fenómenos de condensação. Surgem manchas de bolor em paredes ou tetos, e, inclusive, podem ser desencadeados problemas de saúde.

O excesso de humidade ambiental é a origem dos problemas de humidade por condensação. Esta acumulação de água nas paredes e tetos de nossas casas provoca a proliferação de ácaros e fungos, aumentando o risco de alergias, asma e outras doenças relacionadas com la humidade.

Humidade por capilaridade

A humidade sobe pelas fundações e paredes por efeito da capilaridade dos materiais porosos como juntas e azulejos. Esta humidade evapora-se nas paredes, fazendo aparecer o salitre e saltar os revestimentos e, inclusive, a tinta anti-humidade.

A humidade por capilaridade pode acabar por debilitar as fundações e as paredes dos edifícios, aumentando o perigo de instabilidade da construção. Além disso, o consumo de energia para aquecimento em casas com este problema é muito maior, implicando um custo acrescido para os proprietários das vivendas afetadas.

Humidade por infiltrações

Em caves, garagens ou vivendas construídas abaixo do nível do solo podem aparecer problemas de humidade quando a água presente na terra exterior se infiltra lateralmente para o interior. Por outro lado, as infiltrações laterais representam um perigo para a resistência estrutural do edifício.

A humidade por infiltrações laterais constitui uma ameaça para a estabilidade e a segurança daconstrução. Os elementos arquitetónicos da vivenda ou habitação podem soltar-se por causa da humidade estrutural e podem produzir-se curto-circuitos e incêndios quando a parede afetada tem uma instalação elétrica.