Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Obras durante o desconfinamento

Inicio / Blog / Obras durante o desconfinamento
Publicado pela
en Blog

As obras e reparações em casa e em áreas públicas tornaram-se possíveis durante o desconfinamento.

Obras durante o desconfinamento

O difícil cenário colocado pela pandemia COVID-19 chegou a todos os sectores da sociedade. Agora que o processo de desconfinamento começou, o alívio e a dúvida são os dois sentimentos contraditórios que vivenciamos diariamente.

Quando pensamos nestas medidas necessárias que temos de tomar para melhorar a saúde das nossas casas, a pergunta habitual é:

 

Que obras posso fazer na minha casa perante o desconfinamento?

 

Até que a situação de risco termine, algo que só acontecerá após a quarta fase, a regra imposta pelo governo é que as obras estão permitidas, desde que a área possa ser sectorizada para evitar o contacto entre as pessoas.

Associações de administradores imobiliários já disponibilizaram aos senhorios e inquilinos uma lista detalhada sobre as áreas em que as obras são permitidas.

  • As áreas comuns: jardins, campos desportivos, solários ou áreas de abastecimento estão habilitadas, uma vez que podem ser sectorizadas, evitando o contacto entre as pessoas. No entanto, os portais, corredores e acessos aos elevadores são limitados pela incapacidade de garantir proteção contra o contacto.

 

Em casa, o que posso fazer?

 

A regra é muito clara no caso dos particulares: as obras são proibidas, exceto em dois casos.

  • Casa desabitada: se quiser fazer remodelações na sua casa secundária, ou na principal, se não viver atualmente, poderá fazer remodelações. Deve verificar as condições dos trabalhadores que irão realizar o trabalho e garantir que o acesso à sua casa está em conformidade com as regras.
  • Em emergências: é o segundo caso que permite aos profissionais acederem à sua casa.

 

O que é considerado emergência?

 

Embora recomendemos que consulte o seu administrador em caso de dúvida, existem dois pressupostos claros que são considerados emergências:

  • Suprimentos básicos: Água, eletricidade, aquecimento e gás são considerados básicos para poder viver numa casa. Qualquer problema que dependa destas instalações autoriza os profissionais a virem ajudá-lo.
  • Perigo de segurança: Quaisquer problemas de estabilidade estrutural que possam representar um perigo para o arrendatário incluem-se nas considerações de emergência. Rachas, destacamentos ou manchas nas paredes ou tetos são sintomas que podem desencadear um problema de estabilidade estrutural.

 

Como é que sei se estou a enfrentar um problema estrutural?

 

Os especialistas enquadram-se nas categorias profissionais que podem aceder à sua casa, uma vez que são responsáveis pela avaliação do fator de risco.

Na Murprotec temos um serviço especializado em conhecimentos especializados.

 

Quando posso pedir ajuda à Murprotec?
 

Investimos 1,5 milhões de euros em bónus de ajuda às famílias e às empresas.

Os problemas de humidade são uma das causas habituais dos problemas estruturais nos edifícios. A situação de isolamento gerada pela pandemia também criou uma situação vantajosa para a humidade.

Manchas estendidas em áreas como garagens, caves ou arrecadações, odores ou problemas elétricos são sintomas inequívocos de humidade.

 

Não guarde dúvidas. Na Murprotec podemos ajudá-lo, mesmo durante o desconfinamento, a eliminar perigos que podem prejudicar a saúde e integridade da sua casa.

Entradas relacionadas